TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios De Psicologia

Ensaios: Exercícios De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

PREENCHA OS ESPAÇOS EM BRANCO COM AS INFORMAÇÕES ABAIXO, DE FORMA A DAR COERÊNCIA E CORREÇÃO AO TEXTO. PARA CADA ESPAÇO HÁ UMA E SOMENTE UMA INFORMAÇÃO.

Desde a época (séc.XIX) de WUNDT, que estudava a ( ), a aplicabilidade da psicologia científica vem aumentando e atingindo os mais variados setores da sociedade: escolar, clínico, jurídico, esportivo, de trânsito, etc.

Esta mesma diversidade também ocorre dentro das organi-zações. Atualmente, pode-se afirmar que o psicólogo organizacional trabalha, com ação ( ), nas mais diferentes áreas, EXCETO ( ). Trabalha com o ( ): seleção, treinamento, desenvolvimento, diagnóstico de problemas de RH, planejamento e programação de atividades motivacionais, de saúde laboral, etc.

Na época de Taylor, pai da administração científica, a-creditava-se que só tomando ( ) ao comportamento do funcionário, seria suficiente para resolver questões, como por exemplo, o de produtividade. O ( ) também defende esta visão, afirmando, entre outras coisas, que as consequências (como punição aos erros, e reforçamento –premiações- aos acertos) afetam (enfraquecendo ou fortalecendo) o comportamento das pessoas.

As abordagens teóricas ( ) trouxeram outras contribui-ções: os aspectos internos (percepção, personalidade, inteligência) influenciam o comportamento organizacional das pessoas, em especial quando se relacionam em ( ). Este último, estudado por ( ), que, em sua Teoria de Campo, afirmava que agimos em função da ( ). Mais tarde, SCHUTZ descreveu a evolução (amadurecimento) dos grupos em ( ), cada qual com características próprias. Particularmente, em relação ao treinamento ( ) das pessoas (atuando em grupo ou não) ainda NÃO trouxe evidências claras de sua eficácia.

E, por falar em treinamento, as fases de recrutamento e seleção são áreas, nas quais a psicologia tem trazido muitas contribuições: os instrumentos mais utilizados ( ), a função da seleção ( ), tipos de treinamento ( ), sempre considerando vantagens e desvantagens.

Em relação às entrevistas, que podem ser ( ),há aspec-tos sensíveis que podem distorcer a percepção do recrutador ( ) e comprometer o sucesso, tanto do processo seletivo, como o dos próprios candidatos.

Outra área de atuação do psicólogo organizacional diz respeito à ( ). São funções desta área: ( ).

LISTAGEM:

1.adequação do perfil do candidato às necessidades da empresa; 2.avaliação de desempenho; 3.Behaviorismo(Comportamentalismo); 4.comportamento organizacional; 5.dentro ou fora da empresa, e-training; 6.dinâmica do espaço do grupo e do seu sistema de forças; 7.entrevista, dinâmica de grupo e testes psicológicos; 8.estereótipos, efeito de halo, efeito contraste, projeção; 9.estruturada e não estruturada; 10.ético; 11.fornecer informações para promoções, demissões, necessidade de treinament,feedback sobre como a empresa vê o seu trabalho; 12.Gestalt e Psicanálise; 13.gestão financeira e atendimento clínico na empresa; 14.grupo; 15.K.LEWIN; 16.medidas exter-nas; 17. percepção; 18. preventiva; 19. três fases: inclusão, controle e abertura.

Níveis de acerto:

De 0 a 5 –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com