TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADES INTEGRADAS AGES

Por:   •  16/9/2019  •  Resenha  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

 

FACULDADES INTEGRADAS AGES

Campus de JACOBINA

 

 

 

 

 RÁVILA RODRIGUES MIRANDA

 

 

 

 

 

Sustentabilidade Ambiental no Brasil: BIODIVERSIDADE ECONOMIA E BEM-ESTAR HUMANO

 

 

 

         Fichamento apresentado no curso de

Bacharelado de Engenharia Civil, da

Faculdade AGES de Jacobina, como

Um dos pré-requisitos para obtenção da nota

 Parcial da disciplina CIENCIA AMBIETE E SUSTENTABILIDADE.

  Professor (a): Dr.  Emilly Benevides         

 

Jacobina-2018

REFERÊNCIA DA OBRA

SOUZA, Júlio César de Mello. Matemática divertida e curiosa / Mello e Souza IPed - 15" ed. - Rio de Janeiro: Record, 2001.

  1. CITAÇÕES DIRETAS REPRESENTATIVAS

A Geometria é uma ciência de todas as espécies possíveis de espaços.” (P. 08)

A Geometria dos caldeus e assírios tinha um caráter essencialmente prático e era utilizada nos diversos trabalhos rudimentares de agrimensura. Sabiam decompor, para determinação da área, um terreno irregular em triângulos retângulos, retângulos e trapézios. As áreas do quadrado (como caso particular do retângulo), do triângulo retângulo e do trapézio são corretamente estabelecidas. Chegaram também (3000 a.C!) ao cálculo do volume do cubo, do paralelepípedo e talvez do cilindro. (P. 23)

“O céu deve ser necessariamente esférico, pois a esfera, sendo gerada pela rotação do círculo, é, de todos os corpos, o mais perfeito” (P. 31)

A Matemática não é exclusivamente o instrumento destinado à explicação dos fenômenos da natureza, isto é, das leis naturais. Não. Ela possui também um valor filosófico, de que aliás ninguém duvida; um valor artístico, ou melhor, estético, capaz de lhe conferir o direito de ser cultivada por si mesma, tais as numerosas satisfações e júbilos que essa ciência nos proporciona. (p. 43)

 “Para que um retângulo seja harmonioso é necessário que a altura seja igual ao segmento áureo da base. O retângulo que apresenta essa relação notável entre as suas dimensões é denominado retângulo áureo ou retângulo módulo.” (p. 99)

“Uma multiplicação é, em geral, iniciada pelo algarismo da direita do multiplicador; um calculista excêntrico poderia, porém, começá-la pelo algarismo da esquerda, sem tornar, por tal sistema, a operação mais trabalhosa.” (p. 109)

 “Sem a Matemática, não poderia haver Astronomia; sem os recursos maravilhosos da Astronomia, seria completamente impossível a navegação. E a navegação foi o fator máximo do progresso da humanidade.”(p.120)

“É interessante observar, através dos documentos antigos, como evoluíram os algarismos antes de chegarem às formas definitivas que hoje apresentam.”  (p. 123)

“Os números que ocupam as diferentes casas de um quadrado mágico devem ser todos diferentes.” (p. 131)

“A Geometria faz com que possamos adquirir o hábito de raciocinar, e esse hábito pode ser empregado, então, na pesquisa da verdade e ajudar-nos na vida!” (p. 139)

“A expressão "posição absoluta no espaço" não tem, pois, sentido algum, e só se deve falar da posição de um objeto em relação a outros.” (p.143)

  1. TEXTO CRÍTICO  

 A obra do autor Marcos Bagno tem por finalidade demostrar em subtópicos os preconceitos linguísticos existentes na população brasileira, que muitas vezes são ignorados por parte dos mesmos. Para o autor preconceito linguístico é quando não aceitamos a variedade de falas existentes no pais e nas diversas classes sociais, para o mesmo o preconceito se torna ainda mas vergonhoso quando é feito por uma pessoa em que teve a oportunidade de esta mais a frente na educação, por se sentirem melhores que todo mundo por esta mais a frente no ensino.

O primeiro topco do livro o autor Bagno demonstra os principais mitos que fazem com que mantenha vivo o preconceito linguístico, mesmo quando é feito sem a intenção de machucar ou de ridicularizar o outro.  

. Todavia, o autor se coloca a argumentar com base na ciência linguística, provando como a maioria dos mitos, muitos deles perpetuados por gramáticos famosos, são apenas falta de conhecimento sobre o que vem sido estudado pela linguística desde o final do século XIX e início do XX. Entre os mitos desmitificados pelo autor estão frases como “a língua portuguesa falada no Brasil é uniforme”; “Brasileiro não sabe português” / “Só em Portugal se fala bem português”; “Português é muito difícil”; “O certo é falar assim porque se escreve assim”; “É preciso saber gramática para falar e escrever bem”; entre outros.

O primeiro tópico descrito pelo autor é o Matemático feiticeiro, onde os matemáticos eram acusados de serem feiticeiros por conseguirem calcular de forma correta e eficaz chegando ao resultado com exatidão.

Seu segundo e demais tópicos o autor descreve a significado de geometria para alguns filósofos da época. apresenta problemas matemáticos de fácil raciocínio logico e de fácil solução. Como surgiu a matemática e as quatro operações, o Papiro Rhind, apresenta problemas matemáticos para serem resolvidos como por exemplo: a economia do pão, quantos versos têm 05 Lusíadas, o que são produtos curiosos e como surgiram, entre outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com