TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINALIDADE SOCIAL DA ESCOLA E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR ELA

Monografias: FINALIDADE SOCIAL DA ESCOLA E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR ELA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

LETRAS /3º PERÍODO / TURNO MATUTINO / 2014.1

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR (A): DR.º TIAGO PAZ DE ALBUQUERQUE

FRANCINEIDE PEREIRA DE SOUZA

FINALIDADE SOCIAL DA ESCOLA E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR ELA

CAJAZEIRAS-PB

AGOSTO/2014

FRANCINEIDE PEREIRA DE SOUZA

FINALIDADE SOCIAL DA ESCOLA E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR ELA

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia da educação, sob a coordenação da Professora Dr.º Tiago Paz de Albuquerque, do curso de Letras UFCG/CFP, como requisito teórico-metodológico adotado para cumprimento dos objetivos e atividades estabelecidos na disciplina.

CAJAZEIRAS/PB

AGOSTO-2014

1.Como a indisciplina se apresenta no ambiente escolar?

A escola é atualmente uma das mais importantes instituições sociais, já que faz mediações entre o indivíduo e a sociedade, além de transmitir valores sociais, culturais e morais, sendo modelo principal a ser seguido pelas crianças. Apesar de tudo a escola possuir diversos problemas e dentre eles está a indisciplina,vejamos o que alguns estudiosos nos diz sobre esse tema no decorrer deste trabalho.

Segundo Cordeiro; “nas falas, queixas e representações dos professores sobre o seu trabalho, a disciplina costuma ser pensada como um dos temas mais importantes, decisivo mesmo, para o seu sucesso e para a aprendizagem dos alunos.” (2007, p.117).

Nos diversos relatos de professores de escolas públicas ou particulares está presente reclamações sobre a indisciplina, onde é considerada como um problema vital e difícil de resolver sem a conquista da mesma, torna-se cada dia mais difícil, gerar o processo de ensino e aprendizagem.

Ao levar para o ambiente escolar a questão de ser ou não indisciplinado deve-se observar de vários ângulos nas atitudes de professores, dos alunos, da família, Kelly Roncato reitera quando diz “(...) a noção de indisciplina se ligava de um lado ao comportamento dos alunos e, de outro, à ordenação do raciocínio e dos conteúdos escolares.” (2005, p.11).

Aí então, surge a ideia de que é necessário reconstruir a identidade do professor para que ele possa conduzir seus alunos e torná-los autodisciplinados e há também à necessidade de considerar o professor como um profissional que deve ser capacitado para ser o gestor da disciplina e do processo de ensino e aprendizagem.

Lino Macedo citado por Jaime Cordeiro afirma que “a disciplina é uma competência escolar que as crianças aprendem como qualquer conteúdo. Condição para realizar um trabalho com êxito é uma matéria interdisciplinar porque dela dependem todas as outras.” (2007, p.132).

Já se baseando nos estudos da espanhola ConcepciónGotzens Apud Jaime Cordeiro:

“A disciplina sempre envolve o tema do controle de comportamentos dos alunos. Para ela, é possível perceber duas posturas básicas nas propostas pedagógicas em torno do tema. Háos que defendem uma ação deliberada de modificações das condutas básicas mediante a imposição de um conjunto denormas, e há aqueles que buscam essa mesma modificação mediante uma estratégia de convencimento.” (2007, p.132).

Em ambos os casos defende-se a ideia de respeito da função da disciplina escolar, a mesma deve ser focada na modificação do comportamento do aluno, onde deve se enquadrar e ajustar-se mediante as exigências da instituição escolar.

Para Gotzens Apud Jaime Cordeiro (2005, p.8):

“O professor tem uma atuação muito importante na regulação da disciplina em sala de aula na medida em que ela se estabelece em meio às diversas interações pessoais ocorridas naquele ambiente. O professor, como participante e, mais, como mediador da dinâmica dessas interações, acaba exercendo um papel decisivo.”

Para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça é preciso considerar que a disciplina é essencial na dinâmica de aula de cada professor onde sem ela não acontece o processo, e se acontece é de forma desvalorizada e sem sentido. Já se baseando nos estudos da especialista Conceipcion Gotzens apud Cordeiro (2007, p.132):

“A discussão da disciplina sempre envolve o controle de comportamento dos alunos. Para ela, é possível perceber duas posturas básicas propostas pedagógicas em torno do tema. Há os que defendem uma ação deliberada de modificação das condutas básicas mediante a imposição de um conjunto de normas, e há aqueles que buscam essa mesma modificação mediante uma estratégia de convencimento.”

Em ambos os casos defende-se a ideia de respeito da função do comportamento do aluno, onde deve se enquadrar e ajustar-se mediante as exigências de instituição escolar. Para Gotzens apud Cordeiro (2005, p. 8):

“O professor tem uma atuação muito importante na regulação da disciplina em sala de aula na medida em que ela se estabelece em meio às diversas interações pessoais ocorridas naquele ambiente. ‘O professor, como participante e, mais, como mediador da dinâmica dessas interações, acaba exercendo um papel decisivo’”.

É da incumbência do educador manter a regulação da disciplina em sala, sendo um fator preponderante para que aconteça a aprendizagem, sendo ela um dos temas de ensino para os quais o professor não se prepara em termos de formação de e de conhecimentos prévios.

2.A afetividade e a aprendizagem

O texto “Representações mútuas professor/ alunos, expectativas e aprendizagem escolar” nos deixa consciente de que as representações feitas pelos alunos, dos seus professores ou vice-versa, influência muito no desempenho da aprendizagem. Tanto o professor quanto o aluno fazem representações de ambas as partes e muitas vezes formulam características de um aluno ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com