TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS PSICANALÍTICOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Por:   •  10/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAMENTOS PSICANALÍTICOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES - capítulo 39 David Zimermann

Aluna: Márcia Regina Weiler

Módulo 15  turma EAD20 (CETEP)

        A reflexão sobre a psicanálise das crianças e adolescentes é uma tarefa complexa que aconselha uma revisão histórica. As duas escolas mais importantes dessa especialidade psicanalítica são comandadas por Melanie Klein e Anna Freud, cada qual com as suas contribuições, seus fundamentos e também suas incompatibilidades que foram reforçadas pelos seus seguidores.

        Existia e ainda existe uma certa resistência por parte de alguns psicanalistas que atendem adultos em considerar que crianças e adolescentes teriam potencial para o atendimento psicanalítico. Porém, não há dúvidas de que grande parte dos avanços do conhecimento psicanalítico é oriundo dos profissionais analistas que tiveram nesse público as suas principais fontes de estudos, observações e inspirações. As pesquisas em áreas como as dos bebês e transgeracionais nos levam a crer que a psicanálise está direcionada para o futuro e cada vez mais dinâmica, criativa e revolucionária.

        Melanie Klein foi sem dúvida quem deu um novo sentido e aplicabilidade à utilização de brinquedos na técnica de análise de crianças. Ela sentia a necessidade de uma técnica terapêutica com esse tipo de paciente que pudesse transpor a barreira da linguagem, que nesse caso não era eficaz, e assim observou que através do brincar e de jogos as crianças manifestaram seus desejos e fantasias de uma maneira bem simples e relacionou isso aos estudos dos sonhos de Freud . O simbólico, expresso nas brincadeiras, era parte da linguagem, ou seja, o brinquedo tem proximidade com o sonho. Para Klein a ação, que é mais primitiva que a palavra e o pensamento, constituiu a parte mais importante da conduta da criança e do adolescente.

        Winnicot traz uma nova dimensão do brincar. Ele irá alertar os psicanalistas para que concedam mais atenção à criança que brinca do que o conteúdo da brincadeira e propõe que o brincar seja estudado como um tema em si próprio pois o brincar infantil também se aplica na terapêutica com adultos como por exemplo na escolha das palavras, nas inflexões de voz, e no senso de humor.

        A dimensão que inclui a força bruta e a natureza desenfreada fazem parte daqueles atividades indesejadas que a atividade motora do brincar nos releva, pois escapa da compreensão mais direta e é rotulado como algo pejorativo, quase religioso.

         A complexidade irredutível foi um conceito da biologia moderna utilizado pelo bioquímico Michael Behe que consiste em duas etapas. A primeira etapa busca especificar a função do sistema e de seus componentes, que é composto por várias partes que contribuem para a função. Na segunda etapa questiona-se se todos os componentes são necessários à função. Podemos citar o aparelho psíquico como um sistema complexo e em sua degradação máxima temos os elementos básicos: perceber, sentir e agir em relação ao perceber e ao sentir. Caso um desses três elementos seja retirado não teríamos um aparelho psíquico da forma como o compreendemos. Através do entendimento do conceito da complexidade irredutível  salienta-se a importância da conduta, da ação, dentro da estrutura básica da mente.

        O símbolo se faz presente no universo infantil através do brincar, pois a criança se comunica brincando e a linguagem que se apresenta nesse contexto é o símbolo que adquire seu real estatuto e possibilita dar sentido aos sintomas, lapsos, sonhos, etc.

        Ao analisarmos o campo linguístico e o campo visual percebe-se que as crianças e os adolescentes utilizam muito mais a dramatização do que o relato, sendo assim devemos nos empenhar em observar e não apenas escutar, pois o plano se processará  mais pelas ações impulsivas do que pela associação livre. Na clínica terapêutica com crianças e adolescentes as peculiaridades e as potencialidades desenvolvidas deverão ser examinadas  dentro de cada eixo para que possa haver um cuidado com a categorização, pois muitas vezes se pretende estabelecer uma correlação apressada para a cura das neuroses e um desânimo com relação a problemas de conduta.  

        Freud utilizou o jogo Fort Da (ir e vir do carretel), que seu neto jogava, para referenciar a ausência e a presença do outro. Viabilizava poder representar um desaparecimento\aparecimento, uma perda. Em torno dessa noção Winnicott desenvolveu uma das suas mais brilhantes contribuições, a teoria dos objetos transicionais, cuja teoria contribui para o entendimento das relações objetais  no desenvolvimento emocional do sujeito.

        O júbilo e o desamparo são dois extremos pelos quais se alternam as relações humanas, inclusive o contato analítico, por toda vida, pela fenomenologia transicional. O analista tem uma maior eficiência no trabalho analítico, objeto e campo,  quando  encarados dessa forma.

        Toda criança vivencia o processo de criar um corpo ( ser uma pessoa) e à medida que o bebê se desenvolve ele vai adquirindo esse novo status, a experiência instintiva e a repetida e silenciosa experiência de estar sendo cuidado fisicamente contribuem para este processo.  A personalização satisfatória vincula-se ao outro, no qual tem sua principal referência e matéria-prima, e ao ambiente no qual ele está inserido. Tudo o que faz parte do ambiente que envolve a criança, colabora para a construção ou destruição dos seus processos . Não podemos afirmar que uma criança absorve tudo indiscriminadamente, pois cada sujeito tem as suas especificidades que são inseridas dentro do mito familiar assim como a estruturação do casal paternal e a circulação do desejo que possibilita a produção de diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com