TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia E Sociedade

Dissertações: Familia E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1 – PASSO 3

Novos Arranjos Familiares: inquietações

sociológicas e dificuldades jurídicas

Dentro do Tema "NOVOS ARRANJOS FAMILIARES: Inquietações Sociológicas e Dificuldades Jurídicas" pretendemos levantar pontos discursivos, a partir de um esboço sobre a evolução da família focando observações de alguns estudiosos, aonde chegaremos à Família Brasileira.

Resumo:

A evolução da família em sua trajetória teve muitas alterações. Vemos que as famílias antigas não tinham muita privacidade, pois não poderiam sobreviver isolados, a partir do século XVI, iniciou-se o processo de nuclearização da família, onde houve uma progressiva privacidade. Somente a partir da Idade Média (séculoXIX) originou-se a grande família PATRIARCAL. (pai, mãe e filhos)

Com o processo de industrialização houve uma mudança nas relações sociais. E também pelas relações de trabalho e a entrada da tecnologia na vida das pessoas.

A mulher que antes era assexuada passou reelaboração da intimidade (homem/mulher) nas relações afetivo-sexuais de uma maneira geral.

As mulheres foram pioneiras nas grandes mudanças, com o enfraquecimento da família no modelo patriarcal, houve mais aberturas para as mulheres no mercado de trabalho.

As altas taxas de separação e divorcio novas famílias foram surgindo devido há esse fato, novos laços de parentesco que hoje vemos (pais, madrastas, mães, padrastos, filhos).

Em tempos de modernidade vemos novos lares compostos por uma única pessoa (monoparental ou unilateral) essa é uma opção também da vida urbana.

Também muitas famílias formadas somente por mãe e filhos, fazendo com que elas passassem a assumir o desafio casa-trabalho. A mulher passou do status de esposa e mãe para status de trabalhadora. Os papeis homem-provedor e mulher dona de casa entrou em crise a partir das três ultimas décadas.

Assim a Família Colonial Extensa, transformou-se na Nuclear, que diminui para Monoparental, reduzida á Unipessoal.

Também precisamos falar das novas famílias “uniões consensuais” sinalizando assim para um novo modelo familiar.

ETAPA 2 – PASSO 2

Reportagem revista Veja 2004 – Antigamente, o desenho de uma família era simples (pai, mãe e filhos), hoje o organograma das famílias modernas são outros (pai-mãe-padrastos- madrastas- seus filhos e meus filhos) nessa nova formação é preciso cada individuo compreender seu papel, a palavra que define o convívio de nova família é RESPEITO cada um compreendendo seu papel e fazendo dessa nova família um lugar de abrigo/proteção e muito amor.

ETAPA 2 – PASSO 3

Novos tempos, novas famílias?

Da modernidade à pós-modernidade

A instituição familiar tem passado por várias modificações decorrentes de

mudanças havidas no seu contexto sócio-cultural e por ser uma instituição flexível,

ela tem se adaptado às mais diversas formas de influências, tanto sociais e culturais

como psicológicas e biológicas, em diferentes épocas e lugares. Ao considerarmos a

evolução família no tempo, devemos considerar aspectos. tais como: demografia, vida

privada, papéis familiares, relações estado-família, lugar, parentesco, transmissão de

bens, ciclo vital da família e rituais de passagem.

Seja de que forma for, ampliada ou nuclear. elementar ou complexa, a

família foi e seguirá sendo família. sempre que forem preservadas suas funções:

vínculo matrimonial com o objetivo da satisfação sexual e a educação dos filhos.

Assim continua sendo o lugar de proteção, de socialização e de estabelecimento de

vínculos. (retirado do texto)

Resumo: Novas famílias, vemos através deste texto a “ evolução da família” o homem que detinha o mando, o controle de tudo passou a ver a mulher se destacando nessa evolução, a mulher conquistou não somente um trabalho, houve um aumento de mulheres ingressando nas universidades, ampliando mais seus conhecimentos passando mais tempo fora de casa. Com a saída dos pais para o mercado de trabalho, foi preciso uma solução para os cuidados dos filhos, surgindo as creches, o cuidados dos crianças passaram para os avós, esse educação passa a ser não somente dos pais, o que muitos vezes podem gerar fonte de conflitos.

A invasão da tecnologia (Computadores,laptops,internet,email,celurares) também trouxe alguns conflitos para essa nova família, que acabam por se isolarem principalmente os filhos, os pais passam o dia fora e quando estão em casa cada um tempo seu espaço e se mantém isolados. Ao tempo que a tecnologia permite aos pais saber a qualquer momento onde seus filhos estão também permite esse certo afastamento do convívio familiar.

Novos padrões familiares: Tem crescido o número de famílias formado por pais ou mães únicos, denominada família MONOPARENTAIS essas famílias são decorrentes de divórcios ou separações, o maior número dessa família e formado por mãe e filhos.

A família RECONSTITUÍDA não é um fenômeno novo, mas tem crescido o número de recasamentos e as mudanças têm sido atribuídas a fatores econômicos e sociais.

Outra forma de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com