TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatos que Representam a História da Psicologia

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 7

Principais pontos destacados do vídeo.

• Desde a antiguidade, pensadores, filósofos e teólogos de diferentes culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana: a percepção, a consciência e a loucura.

• A psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes a partir dos filósofos gregos e só se separou da filosofia no final do século XIX.

• Através de Sócrates conhecido por ser o divisor de águas da filosofia, a psicologia na antiguidade passou a ganhar consistência, onde sua principal preocupação era o limite que separa os homens dos animais, destacando que a principal característica humana era a razão, que permitia ao homem sobrepor seus instintos que seriam a base da irracionalidade.

• Ao atuar sobre a natureza, o homem não está somente alterando-a, mas também modificando a si próprio desenvolvendo suas faculdades, sobretudo quando aprende a dominar seus instintos e reflexos, efetuando a transição das suas experiências humanas de forma a extrapolar o código genético, utilizando-se para tanto da educação e da cultura demonstrando continuidade vital entre passado e presente em termos de objeto de estudo em constante busca de conhecimento.

• Transição da psicologia do período socrático a psicologia moderna:

• Transição do modo de produção feudal para o capitalista, que possibilitou o surgimento de condições que levaram a acumulação de capital e desenvolvimento do sistema capitalista de produção.

• A partir desta conjuntura o homem passa a ser visto como livre e a razão passa a ser encarada independente da fé, e os dogmas da igreja são questionados incluindo a existência de Deus.

• Produção de conhecimento com base em lógicas da matemática, principalmente na observação e experimentação.

• O pensamento cientifico mostra-se fundamentalmente desenvolvido no final do século xix nos países da Inglaterra, França e Alemanha.

• 1875 – Wilhelm Wundt montou o primeiro “Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade de Leipzig”, onde foram desenvolvidas varias pesquisas, sendo fundador da psicologia como disciplina acadêmica formal. , os psicólogos hoje em dia procuram compreender tanto as estruturas e as funções dos comportamentos e dos processos mentais.

• Psicologias, várias correntes de pensamento que influenciam a moderna psicologia: de maneira sucinta compreende a perspectiva biológica, medica psicodinâmica, analítica, comportamentalista, humanista, cognitiva, revolucionista, sociocultural, biopsicossocial, e a multidisciplinaridade dentre tantas outras neste vasto campo de pesquisa.

• Freud, fundador da psicanálise. A psicologia se popularizou rapidamente, e o campo passou a ser identificado como terapeuta e a pratica clinica.

• 27 de agosto de 1962 – A provação da lei nº 4.119 que regulamentou a profissão de psicólogo.

• Construída em meio a cenários políticos marcados por intensa disputa, também foi emitido nesse mesmo ano o parecer 403 conselho federal de educação que determinou o currículo mínimo e duração para o curso universitário de psicologia.

• O conceito de profissionalização serve de base para os três momentos em que foi dividida a historia da profissão de psicólogo no Brasil: o primeiro é compreendido entre criação das faculdades de medicina no RJ e BA em 1833 e o final do século XIX (1890) nele não havia nenhuma sistematização ou institucionalização do conhecimento psicológico a psicologia não era uma pratica definida ou regulamentada (...) não havia, portanto a profissão de psicólogo no século XIX, esse período ficou conhecido como pré profissional; o segundo de profissionalização foi compreendido entre 1890, 1906 e 1975 ele abrange desde a Genesis da institucionalização da pratica psicológica até a regulamentação da profissão e a criação dos seus dispositivos formais, serão considerados marcos desse período a reforma Benjamin Constant (1890) a inauguração dos laboratórios de psicologia experimental na educação (1906) e a criação do código de ética que rege a profissão (1975); o terceiro momento inicia em 1975 quando a profissão passou a estar organizada e estabelecida, a partir de então a profissão passou a sofrer fortes alterações socioeconômicas.

• 1971 foi realizado o primeiro encontro nacional de psicologia em São Paulo.

Linha do tempo organizada pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

1830 – Criações por Decreto Ed dom João XI a criação das Faculdade de Medicina da Bahia (atualmente denominada Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia) e da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (denominada Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro a partir de 1965).

Nesse período médicos começaram a reivindicar a criação de hospícios, sobretudo os higienistas ligados à Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, iniciando-se a construção do hospício Pedro II em 1842, seguido por São Paulo em 1848, Salvador em 1874 e em 1884 em Porto Alegre.

1854 - Eduardo Ferreira França publicou Investigações em Psicologia, foi primeiro livro publicado no Brasil contendo no título o termo Psicologia.

1882 - Em 30 de outubro, foram implementadas as reformas iniciadas pelos Decretos de 19 de abril de 1879 e 12 de março de 1881, criando assim a cadeira de moléstias mentais nas duas Faculdades de Medicina existentes no Brasil.

O ensino regular da psiquiatria a médicos brasileiros inicia-se em 1886 tendo como primeiro médico psiquiatra brasileiro: Teixeira Brandão.

1896 á 1898 – Criado o hospício do Juqueri em São Paulo, por Francisco Franco da Rocha (médico psiquiatra) que 1901.

Criada em 1988 a Faculdade de Medicina do Rio Grande do Sul.

1903 - Inauguração, em 12 de outubro, da Assistência a Alienados em Minas Gerais; a partir de 1977 passou a chamar Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena.

Aprovação da primeira legislação sobre a "assistência aos alienados" no país, sob a influência de Juliano Moreira (considerado por muitos autores o precursor da psicanálise no Brasil). Todos os hospícios passaram a ser fiscalizados por especialistas do Ministério da Justiça e Negócios Interiores da República.

1906 - Fundação da Escola Normal Modelo, em 28 de setembro pela Lei 439; foi regulamentada em dezembro deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com