TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Avaliação Neuropsicológica

Por:   •  27/5/2020  •  Resenha  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa -

A partir da leitura do artigo científico elencado, realize um fichamento do mesmo, destacando as principais ideias e contribuições do texto para a realização da avaliação neuropsicológica.

“O termo Neuropsicologia surgiu no século XX, com Osler. Mas a preocupação com as inter-relações entre cérebro e mente remonta aos antigos egípcios” (MADER, 1996, p.12). Sempre houve uma indagação sobre a relação mente e cérebro, principalmente se uma seria separado do outro, ou se não existia uma separação de ambos.

“Neuropsicologia é a ciência dedicada a estudar a expressão comportamental das disfunções cerebrais” (MADER, 1996, p.12). Através do estudo do comportamento se investiga possíveis disfunções cerebrais, auxiliando assim um diagnóstico diferenciado que pode ajudar muito descobrindo possíveis declínios em seu estágio inicial.

“Por caminhos diferentes, aqueles interessados em desvendar os processos mentais, nos proporcionaram hoje um campo de pesquisa fascinante” (MADER, 1996, p.12). Estudos de diferentes áreas de atuação contribuíram para fundamentar a prática da avaliação neuropsicológica.

“Sendo assim, o século XIX assistiu ao início da grande discussão sobre a localização cerebral” (MADER, 1996, p.13). Estudiosos como Galeno, Vesalius, Descarts e Gall foram os pioneiros na compreensão do funcionamento do cérebro, suas teorias foram questionadas e algumas modificadas com o passar do tempo.

“Acreditava que as atividades complexas eram aprendidas por meio de conexões entre as regiões funcionais, valorizando a idéia de fibras neurais conectando várias áreas cerebrais” (MADER, 1996, p.13). Enquanto Florens acreditava no funcionamento global do cérebro, paralelamente Bouillard acreditava que o funcionamento cerebral era localizado, o que foi comprovado posteriormente pelos cientistas Broca e Wernicke que afirmaram com ajuda de experim.)entos que a fala se localiza no hemisfério esquerdo do cérebro.

“Do século XIX, datam os primeiros trabalhos envolvendo a mensuração de comportamentos humanos interesse pela inteligência e testagem intelectual. Começou a se desenvolver a Psicometria, ‘avaliação quantitativa dos traços e atributos psicológicos de um indivíduo’...” (MADER, 1996, p.13).  Os estudos envolviam franceses, ingleses, alemães e americanos cada um preocupando-se com uma parte a ser estudada, dentre os estudos se destacavam a hereditariedade, diferenças individuais e níveis intelectuais.

“O termo Neuropsicologia propriamente dito apareceu apenas no século XX, pelas palavras do Sir William Osler(1913), este utilizou o termo Neuropsychology numa exposição no Johns Hopkins Hospital” (MADER, 1996, p.15).  Teuber (1955), Weiskrantz (1968) e Shallice (1979), demonstraram as especificações de processamento de informações cerebrais o que evidenciou a dissociação das funções cerebais.

“A contribuição de Luria veio a incrementar uma visão mais dinâmica do funcionamento cerebral, e colaborar na compreensão do funcionamento das áreas frontais” (MADER, 1996, p.15).  Luria formulou a teoria dos sistemas funcionais a qual possui três áreas importantes: Unidade de Atenção; Unidade Sensorial; Unidade de Planejamento.

“A Neuropsicologia, embora tenha suas raízes na antigüidade vem evoluindo no mundo inteiro” (MADER, 1996, p.16).  Os anos noventa foram considerados a década do cérebro, as tecnologias vieram para auxiliar nos exames complexos para identificar possíveis lesões cerebrais e hoje se pode contar com ressonância magnética e  tumografia com fácil acesso.

 “O psicólogo interessado nesta área deve estar ciente da complexidade de cada função e das formas de avalia-la através de testes. Inteirado destas questões, aprofunda seus estudos sobre o funcionamento cerebral e as diversas patologias do Sistema Nervoso Central” (MADER, 1996, p.17).  Para se especializar nessa área complexa da ciência, os psicólogos devem estar realmente interessados para estudar profundamente o funcionamento cerebral e se atualizar sempre com novas descobertas, assim terá maior probabilidade de se tornar um bom profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com