TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Comparado As Ideias Defendidas Por Winnicott

Exames: Filme Comparado As Ideias Defendidas Por Winnicott. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 8

Resenha do Filme “Duelo de Titãs” (2002)

O filme conta a história verídica da luta pela igualdade racial, entre brancos e negros, no estado da Virginia, Estados Unidos.

Até 1971, na cidade de Alexandria, Virginia, não existia a interação entre as raças, até que por determinação da justiça houve a criação do colégio T.C. Willians, onde negros e brancos passaram a estudar juntos.

A cidade vivia em um clima de guerra, um comerciante havia assassinado um garoto negro, e as coisas estavam prestes a sair do controle. E é neste clima, que chega a cidade o treinador Hermann Boone (Denzel Washington) contratado para trabalhar com o time “Titãs”. O técnico terá que enfrentar a indiferença de seus jogadores e um relacionamento difícil com seu assistente Bill Yoast (Will Patton), um pai divorciado, que cria sua filhinha Sherryl Yoast que é apaixonada pelo futebol e está revoltada, pois seu pai perdeu sua vaga de técnico para Boone, um negro.

O perfil do novo técnico é de uma pessoa implacável, perfeccionista e focada em resultados, em uma cena ele diz: “Nunca, nunca, vou cortar um jogador meu. Mas quando vocês colocarem este uniforme, o uniforme dos Titãs, vocês vão ter que mostrar serviço.”. Podemos notar aqui sua autoridade como um líder exigente.

Ele decide levar seus jogadores para uma concentração de duas semanas, e antes de partirem os jogadores se dividem nos dois ônibus, entre brancos e negros, então Boone faz com que todos desçam e se dividam em jogadores da defesa e jogadores do ataque, fazendo assim, com que eles sejam obrigados a fazer uma integração entre raças.

Ao chegarem à concentração, fica evidente o quanto será difícil acabar com o preconceito entre seus jogadores, ao se deparar com uma briga de dois garotos, um branco e outro negro, Boone força-os a conhecerem um pouco mais de cada um de seus colegas de time como: nome, onde vivem, nome dos pais, etc. Ainda, diante das dificuldades existentes entre esse time, por esse preconceito numa certa manhã o técnico os faz levantar as 3 da madrugada, para uma caminhada e quando chegam se deparam com um cemitério onde morreram centenas de pessoas em uma batalha e depois de ouvirem uma história contada pelo técnico, os jogadores refletem e começam a mudar de comportamento. Neste tempo começa a nascer uma grande amizade entre o capitão do time Garry e o jogador Julius, estes mesmo que brigaram no inicio. Garry chega a perder sua namorada que nãoaceita está amizade com um negro, mas consegue convencer sua mãe da importância desta amizade.

Mas ao voltarem da concentração, deparam-se com a realidade do preconceito existente na cidade. Mesmo diante das dificuldades eles começam a temporada e ficam invictos, mesmo diante de dificuldades como a revolta dos brancos por terem um técnico negro no time de seus filhos, a equipe que em determinado momento começa a rachar, entre outros. Em um jogo o juiz foi subornado para que o time perdesse o que faria com que o técnico Boone seria demitido, devolvendo a vaga ao técnico assistente Yoast, porém o mesmo sabendo de tudo diz ao juiz que se ele não parar de prejudicar o time irá aos jornais e contará tudo o que sabe. Por esta atitude Yoast perde o direito de ter seu nome na galeria da fama.

A perseverança e até mesmo a amizade de Boone e Yoast, o time chega até a final, mas antes que possam enfrentar seus adversários o capitão Garry sofre um acidente terrível, quando estava indo embora da comemoração. Garry fica paralisado da cintura para baixo e não poderá mais jogar a final. Ao acordar no hospital e receber a noticia, a primeira pessoal a qual Garry deseja ver é seu amigo Julius.

Chega o dia da final e Garry assiste seus colegas no hospital. O jogo é difícil, seus adversários jogam como profissionais comandados por um excelente técnico, mas eles conseguem vencer graças à união e a amizade de seus técnicos e de seus jogadores. Ao vencerem o jogo Yoast diz a Boone que ele era o homem certo para o cargo. Os Titãs se tornaram o segundo melhor time de colégio do país.

Garry voltaria a jogar como atleta de arremesso de peso nas paraolimpíadas, porém 10 anos mais tarde ele vem a falecer em outro acidente de carro causado por um motorista alcoolizado. E é neste momento que acontece a cena final do filme com (que é também como ele inicia com todos chegando ao enterro); seus amigos “Titãs” cantando sua música em volta do tumulo de Garry. O ginásio do colégio foi rebatizado com seu nome.

Sobre Winnicott e sua Teoria

Donald Woods Winnicott (1896 – 1971) foi um pediatra e psicanalista inglês. Trabalhou durante 40 anos na pediatria, tornando-se membro da Sociedade Britânica de Psicanálise em 1935, na qual presidiu. Em seus trabalhos, preocupou-se com a lactante e com os cuidados maternos.

O psicanalista trabalhava com crianças separadas de suas famílias em consequência da Segunda Guerra Mundial, quando encontrou um interessante campo de estudo que lhe permitiu perceber etapas fundamentais do desenvolvimento da pessoa. Winnicott constatou, por exemplo, a importância do brincar e dos primeiros anos de vida na construção da identidade pessoal. As conclusões a que ele chegou são preciosas para o trabalho dos educadores. Este médico inglês enfatizou a importância de brincar e de criar para a criança.

Boa parte dos conceitos dele se refere ao "desenvolvimento emocional primitivo", cujos efeitos, segundo ele, são de importância crucial para o indivíduo por se estenderem para além da infância. Muitos problemas da fase adulta estariam vinculados a disfunções ocorridas entre a criança e o "ambiente", representado geralmente pela mãe.

Winnicott foi um dos primeiros autores a hierarquizar o papel da mãe no funcionamento mental da criança. Ele considerou que a mãe é construtora do espaço mental da criança. Acreditava que a mãe suficientemente boa possibilitava ao bebê a ilusão de que o mundo era criado por ele, concedendo a experiência da onipotência primária, base do fazer criativo. E a percepção criativa da realidade é uma experiência do self, núcleo singular de cada indivíduo. Para que o verdadeiro self seja formado, é necessário que o ambiente se adapte adequadamente à criança. Se a mãe se adéqua de uma forma suficientemente boa, não interfere no desenvolvimento da criança. Não é a mãe que a molda completamente, pois a criança tem autonomia e capacidade inata de desenvolvimento, mas a mãe é responsável por assegurar um ponto de referência para que o processo continue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com