TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Ava

Trabalho Universitário: Filosofia Ava. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: Filosofia

Aula-tema 03: Filosofia Contemporânea

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

NOME Maria Elvira sá brito benites

RA 8074815239

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Filosofia

Aula-tema 03: Filosofia Contemporânea

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Filosofia apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Anhanguera Educacional

2014

1. Podemos definir que no contexto da filosofia contemporânia,o conceito de ideologia na obra de Karl Marx.

sabemos que desde sempre se percebe a minoria que comanda a maioria que é comandada.

a burguesia nem se interessam em explicar o motivo dessa situação,e nem tem.

interesse em muda-lás e nunca farão nada para modificar essa situação.

Mais quem seria o culpado de tudo isso?

Essa magica se chama ideologia que é determinada pela relação de denominação das classes sociais e que é comtrolada pelos meios de produção da sociedade capitalista.

A ideologia é constituída sob um mito com a função de criar uma falsa consciência e nos manter dominados.É uma forma de recriar a realidade de um modo falso que esconde toda a agressividade e crueldade da realidade. Consegue levantar uma bandeira que todos podem e devem vermas que esconde a realidade política, social e economica do pais.

Desse modo o idealismo servirá para manter uma ordem ja estabelecida e para vender o produto da ordem vigente.

Mas existe oque chamamos de consciência social, a qual nos tras a nossa verdade sob a luz do recionalismo e quando essa luz acende sobre o palco da ideologia, toda a ilusão ideologica é desmistificada, as maascaras caem e a realidade aparece diante dos olhos outrora cegos, pela sedução paralisante das mentes pensantes, provocada pela ideologia; surgem, então, os conflitos sociais, quando a próle entenden-se enganda, injustiçada e derrotada.

Quando a razão se manisfesta aliada a filosofia da modernidade ocorrem oque vemos todos os dias nos jornais, as guerras na Africa, nos paises arabes... surgem Inumeros protestos, passeatas e manisfestações, ocorrem no mundo todo e em 2013 ocorreram fortemente no Brasil, geralmente com a participação de uma maioria bastante jovem.

Para que a ideologia ganhe força o poder enfraquece a educação, o acesso a literatura e a culturae de tudo aquilo que possibilite o enriquecimento da mente humana para que o povo não decifre os códigos da mensagem explicitada pelas ideologias das politicas vigentes. Atualmente o acesso a informação pela internet, através das redes sociais possibilitou a expansão das idéias revolucionárias de esquerda, muitas com cunho pacifico. Infelizmente, o poder da ideologia é tão forte que o poder consegue infiltrar-se dentro das manifestações pacificas estimulando a violência para demonstrar que o povo não sabe lutar por seus valores e que o “ideal” é manter a ordem ja estabelecida, isso na tentativa de manipular a atenção da midia mais para os atos de violência do que para a causa da manisfestação.

2. De acordo com o vídeo do filósofo Paulo Ghiraldelli ,ele coloca ali a diferença entre as doutrinas ideologica e filosofica. E nos mostra de uma forma bem interessante as caracteristicas da ideologia e da filosofia e ilustra as diferenças entre as duas doutrinas.

3. Elabore dois exemplos de situações nas quais se revelem ideologias presentes em nossa sociedade.

1. O preconceito racial é uma das situações mais comuns que se vê no dia de hoje,as pessoas dizem não ser racistas mais acabam cometendo atos e mais atos de racismo.

Ex; ao ver um homem negro com uma mulher loira ou vice e versa antigamente era proibido nos tempos de hoje é mais comum mais mesmo assim as pessoas olham e comentam quando vem isso não deixa de ser um ato de racismo . 2. Ex:outro preconceito são com pessoas obesas quase sempre elas sofrem bullyng geralmentesão pessoas depressivas por causa disso temos que mostrar para sociedade que somos todos iguais ,isso realmente nos tempos de hoje ainda é uma ideologia na nossa sociedade.

Referências Bibliográficas:

Franconi, Rodolfo A – Erotismo e Poder na Ficção Brasileira / Rodolfo A.

Franconi, São Paulo : AnnaBlume, 1997. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=jOd24mcuJWMC&pg=PA100&dq=homossexualismo+e+ideologia&hl=en&sa=X&ei=WkwwVM-8IYmRNqqegrAO&ved=0CC0Q6AEwAg#v=onepage&q=homossexualismo%20e%20ideologia&f=false

Cabra, João Francisco P – Ideologia. Disponível em: http://www.brasilescola.com/filosofia/ideologia.htm

Cancian, Renato. Ideologia - termo tem vários significados em ciências sociais. UOL Educação. Disponível em: http://graduacao.s3.amazonaws.com/bases/fil/aula3/Arquivos_hiperlinks/UOL_Educacao_Ideologia.pdf

Ghiraldelli, Paulo – Video sobre ideologia. Disponível em: http://graduacao.s3.amazonaws.com/bases/fil/aula3/Arquivos_hiperlinks/Ideologia.mp4

Guimarães, Antonio Sergio Alfredo – Anti-Racismo no Brasil / Antonio Sergio Alfredo Guimarães, editora 34, 1999. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=jA4hnXoxMNIC&pg=PA66&lpg=PA66&dq=ideologia+anti+racismo&source=bl&ots=Yt7EB85kQg&sig=YNALtGc6YOLXrWBVbjek2pYFFzQ&hl=en&sa=X&ei=aFEwVPr3G8yRgwT1_4GQDQ&ved=0CDYQ6AEwAw#v=onepage&q=ideologia%20anti%20racismo&f=false

...

Baixar como  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »