TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Geral

Pesquisas Acadêmicas: Fisiologia Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

RELATÓRIO REFERENTE AOS TRABALHOS DE PESQUISA, CÂNCER DE PULMÃO

Ivan Aparecido dos Santos Schmidt RA: B81973-1

Trabalho apresentado à disciplina Atividades Práticas Supervisionadas, do curso de Psicologia, sob orientação da Profa. Dra. Marina Viana

Campus Vargas – Ribeirão Preto

Março de 2014

SUMÁRIO

1. Apresentação 03

2. Introdução 04

3. Características principais da doença 05

3.1. Sintomas 06

3.2. a) Tosse 06

3.2. b) Hemoptise 06

3.2. c) Dor torácica 06

3.2. d) Síbilos ou Extrindor 06

3.3. e) DispnÉia 07

4. Tratamento 08

5.. Incidência da doença 09

6. Papel do psicólogo frente a doença 10

7. Conclusão 11

8. Referências Bibliográficas 12

1. APRESENTAÇÃO

Este trabalho contempla as atividades de pesquisa sobre Câncer de pulmão desenvolvidas para a disciplina de Fisiologia Geral, realizadas durante o terceiro semestre do curso de Psicologia

.

2 - Introdução

O câncer de pulmão é um tumor maligno que pode pegar desde a traqueia até a periferia do pulmão, ele tem um crescimento celular anormal, incontrolado, que invade os tecidos vizinhos e à distância, e a quebra dos mecanismos de defesa naturais do pulmão, sendo assim ele gera um crescimento desorganizado de células malignas que vai tomando todo o tecido do pulmão, e é conhecido há vários séculos. É uma das principais causas de morte entre as neoplasias no Brasil, com 18 mil casos novos em 2012, sendo a principal causa de morte por câncer entre homens e segunda causa entre as mulheres. Quando todos os casos são considerados, aproximadamente 13 a 15% sobrevivem num período de cinco (5) anos. É o único câncer cuja incidência de morte tem aumentado progressivamente, a despeito da melhora e da maior agressividade terapêutica nos últimos anos. No Brasil, nos faltam melhores dados estatísticos, principalmente nas regiões mais pobres. Segundo a incidência de distribuição de óbitos na cidade de São Paulo, a neoplasia, em geral, ocupa a segunda posição com 16,2%, sendo ultrapassada, apenas, pelas doenças do aparelho circulatório (Tabela 1).Uma característica própria deste câncer de incidência alta de mortalidade é a sua causa, que é o hábito de fumar, o qual entretanto, possibilita uma ação profilática concreta e com bons resultados, que é o combate ao tabagismo.. Neste capítulo, vou tentar, de forma sucinta, prática e abrangente discutir os principais fatores relacionados a esta doença.

Características principais da doença

Em teoria, um indivíduo com câncer de pulmão começa com uma única célula maligna e a divisão celular se segue em uma razão constante de duplicação. Assim, 1 cm do tumor representa trinta (30) duplicações e um (1) bilhão de células. A identificação, neste volume celular, é difícil, porque Rx de tórax, raramente, detecta tumores com menos de 1cm, o câncer de pulmão é um tumor maligno que pode pegar desde a traqueia até a periferia do pulmão, ele tem um crescimento celular anormal, incontrolado, que invade os tecidos vizinhos e à distância, e a quebra dos mecanismos de defesa naturais do pulmão, sendo assim ele gera um crescimento desorganizado de células malignas que vai tomando todo o tecido do pulmão.

.

Sintomas

Tosse

Tosse é o sintoma mais comum (45 a 75%). A fístula traqueoesofágica deverá ser lembrada em pacientes com tosse paroxística violenta, após alimentação; esta complicação é mais comum nos casos devtumor de esôfago que nos casos de tumor de pulmão.

Tosse com grandes volumes de secreção mucóide pode estar presente em carcinoma bronquioalveolar

Hemoptise

Hemoptise é a expulsão sanguínea ou sanguinolenta através da tosse, proveniente de hemorragia na árvore respiratória, incidência de hemoptise está entre 27 a 57%.

A hemoptise maciça é pouco freqüente, mas foi observado, que em hemoptise maciça, 20% tem carcinoma broncogênico e, destes, 50% morrem. Estes óbitos foram atribuídos à asfixia.

Dor torácica

Dor torácica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com