TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes Potenciais De Estresse Podem Ser Ambientais, Organizacionais E Individuais.

Artigos Científicos: Fontes Potenciais De Estresse Podem Ser Ambientais, Organizacionais E Individuais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  3.378 Visualizações

Página 1 de 5

Psicodinâmica do Trabalho

Muito se tem falado sobre a importância do capital humano nas organizações. Sobre a importância do conhecimento, da vantagem competitiva, que o capital humano pode trazer às organizações. Utilizando as palavras de Fleury, quando se trata de competência, é necessário considerar que o “indivíduo agrega valor econômico à organização”, mas que esta tem a função de agregar “valor social ao indivíduo”.

Assim ao tratar do capital humano, do indivíduo na organização, faz-se necessário abordar aspectos relacionados à Psicodinâmica do Trabalhador Moderno. Qual a relação do homem atual com seu trabalho? Como anda a saúde mental do trabalhador? Tal trabalhador tem consciência do significado daquilo que realiza?

Os custos com a negligência a tais questões não é pequeno. Os transtornos mentais ocasionam desde perda da produtividade, até conflitos interpessoais e aumento no custo de vida. Segundo dados do Ministério da Saúde (2001) houve um aumento de 15% do número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho entre os anos de 1994 e 1998, sendo que os transtornos mentais são a terceira maior incidência nos casos de auxílio-doença por incapacidade para o trabalho ou aposentadoria por invalidez.

Aspectos relacionados à saúde do trabalhador, foram abordados no 14º Congresso Latino-Americano de Serviços de Saúde, realizado em meados de 2009 (SAÚDE MENTAL EM FOCO, 2009).

http://www.corbisimages.com/Enlarge ment/Enlargement.aspx?id=AB-022- 0132&caller=search

Na palestra “Saúde do Trabalhador: os adoecimentos causados pelo atual modelo social e econômico”, o psiquiatra Rubens Hirsel Bergel, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, apresentou dados relevantes sobre a saúde mental do trabalhador brasileiro. Segundo o Bergel, três a cada 10 brasileiros apresentam problemas de saúde devido ao estresse no trabalho. Para o palestrante, enquanto nos Estados Unidos, o prejuízo gerado por funcionários doentes chega a US$ 150 bilhões por ano, no Brasil, esse número pode ser de aproximadamente 3% do PIB

(Produto Interno Bruto).

Problemas como absenteísmo2 e presenteísmo3, segundo Bergel, tem origem em fatores relacionados: a saúde, a problemas pessoais, vícios com álcool ou drogas, estresse, depressão, pessimismo, dentre outros (SAÚDE MENTAL EM FOCO, 2009).

Ainda no 14º Congresso Latino-Americano de Serviços de Saúde, doutor Antonio Geraldo da Silva, presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília, ao proferir palestra sobre Depressão, Absenteísmo e Qualidade de Vida, apontou a depressão como a maior causa de incapacitação, uma vez, que reduz a qualidade de vida e piora o desempenho no trabalho.

Silva chamou ainda a atenção para a visão deturpada que a população tem acerca das doenças psicossomáticas4. Segundo o palestrante 75% das pessoas acreditam que depressão trata-se de uma forma de fraqueza emocional e 45% culpam a vítima, supondo falta de força de vontade. Todavia, cinco em cada 20 pessoas consideradas normais são acometidas de depressão e na população brasileira a prevalência de depressão está entre 20% a 25%, geralmente em pessoas na faixa etária dos 40 anos (SAÚDE MENTAL EM FOCO, 2009).

2 Hábito de estar ausente do emprego. Ausência premeditada.

3 Situação em que o empregado está presente, mas sem produzir como deveria.

4 Relativo às manifestações somáticas ou orgânicas de origem psíquica.

http://www.corbisimages.com/Enlargement/ Enlargement.aspx?id=42- 17647920&caller=search

http://www.corbisimages.com/Enlargeme nt/Enlargement.aspx?id=AXR003696&c aller=search

O doutor Antonio Geral da Silva ressalta: “um funcionário custa muito caro. Invista em um ambiente melhor de trabalho. Entendam que trata-se de doença, não é falta de caráter ou de vontade” (SAÚDE MENTAL EM FOCO, 2009).

Sabe-se que é crescente o número de pessoas que de alguma maneira tem sua saúde física e mental afetada pelo ambiente de trabalho. Fatores como exigências, pressões, mudanças, sobrecarga de trabalho, estão cada vez mais presentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com