TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A transformação do trabalho em uma fonte de estresse e frustração

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade individual*

Módulo: 1

Atividade: Individual

Título: A transformação do trabalho em uma fonte de estresse e frustração

Aluno: Bruno Bara Placha

Disciplina: Administração de RH

Turma: RJ-C

Introdução

Atualmente e em meio à crise que afeta praticamente todos os setores, o maior desafio das empresas é manter a moral de seus funcionários alta evitando o estresse desnecessário. As corporações modernas estão cada dia investindo mais em projetos que aumentam a qualidade de vida de seus funcionários já que esse recurso, o humano, é o mais importante que elas possuem.

O intuito desta atividade é apresentar e discutir os principais problemas encontrado nas corporações que podem vir a transformar o trabalho em uma fonte de estresse e frustração.

Problemas causadores de estresse e frustração no trabalho

Algumas das causas mais comum do estresse e frustração no ambiente de trabalho são:

  • A falta de reconhecimento pelo trabalho;
  • A falta de estimulo ao desenvolvimento profissional;
  • A supressão da criatividade;
  • A desvalorização de ideias e soluções;
  • Insegurança e excesso de pressão;
  • Fatores físicos.

Todas as profissionais possuem um desejo que reconhecimento pelo seu trabalho e quando isso não acontece, o sentimento de frustração pode acabar com a vontade de produzir.

A falta de estímulo ao desenvolvimento profissional pode também acabar com qualquer pessoa. Posso citar um exemplo pessoal:

Quando fiz a entrevista de emprego, me foi passado que minha função seria desempenhar a coordenação de toda a garantia da qualidade de um projeto totalmente novo de construção naval. Ao invés disso, fui colocado em um projeto já em andamento. Após a conclusão deste projeto, fui informado que eu seria transferido temporariamente para a filial na Holanda para iniciar novamente outro projeto, pois os gerentes deste novo projeto ficaram muito impressionados com minha performance, mas ao invés disso, fui colocado novamente em um projeto já iniciado, e confesso que isso foi como um balde de água fria para a minha motivação, pois essa ação da empresa impediu o que poderia ser para mim uma chance de desenvolvimento pessoal e profissional.

Um fator que atualmente tem causado muito estresse nos profissionais é a insegurança com o “dia de amanhã” devido à grande quantidade de demissões que estão ocorrendo. Não saber se você terá um emprego para prover para sua família ou para alcançar seus objetivos sobrecarrega muito o emocional de qualquer pessoa.

Escritórios mal iluminados, ou mobília desconfortável pode ser um grande agravante para a frustração que muitas vezes só é notado tarde demais.

Modernas políticas de gestão de pessoas

As empresas que pretendem se manter no mercado devem buscar politicas modernas para gerir sus recursos humanos, pois aquelas empresas que apenas tratam funcionários apenas como números não tendem a ter vida longa. Vemos cada vez mais a buscas das empresas para um tratamento mais individualizado aos seus funcionários, o que faz as pessoas se sentirem mais importantes dentro da organização. Tentar entender quais são os planos e objetivos de cada funcionário também deve ser levado em conta, pois estimular essas idéias faz o funcionário trabalhar com mais empolgação pois ele sabe que todo esse trabalho será recompensado no futuro.

Um ambiente de trabalho agradável ajuda a desestressar os funcionários e empresas cada dia mais investem nisso. Posso citar o exemplo da gigante Google e da agencia de recrutamento Spencer Ogden que possuem escritórios muito diferentes dos usuais, com áreas para o descanso e relaxamento dos funcionários.

Conclusão

Podemos concluir que gestões modernas de recursos humanos estão diretamente ligadas a saúde física e mental associada à qualidade de vida profissional e pessoal.

Incentivar o crescimento e desenvolvimento dos profissionais também é um fator crucial para o sucesso das organizações e para se evitar a disseminação do estresse e frustração entre seus funcionários.

Investir nos profissionais também é algo que faz muita diferença pois o profissional se sente mais seguro dentro do futuro das organizações

Referências bibliográficas

MAGNÓLIA, Ana. Uma proposta para pesquisa e gestão da qualidade de vida no trabalho. Disponível em: http://www.pol.org.br/publicacoes/materia.cfm?Id=18&Materia=45. Acesso em: 24 de fevereiro de 2016.

SPENCER OGDEN LONDON OFFICE. Disponível em: http://www.spencer-ogden.com/london. Acesso em 24 de fevereiro de 2016.

GOOGLE. Disponível em: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/about/company/facts/culture/. Acesso em 24 de fevereiro de 2016.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com