TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas De Conhecimento

Monografias: Formas De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 3

Formas de Conhecimento: Empirico, Religioso, Artistico, Filosófico, Cientifico / Ciência é uma etapa natural da evolução humana ela tem necessidade de explicar motivos ou fatos, sem conhecimento não há respostas corretas para o homem / Conhecimento Empírico é aquele comum a todo ser humano, sob o mesmo fenômeno temos “visões” diferente, fortemente influenciado pela cultura, não é uma lei, fruto do acaso, o conhecimento empírico pode ser ponto de partida para pesquisa que resultem em leis e princípios científicos. / Conhecimento Religioso é uma forma de explicar os fenômenos dos quais não são compreensíveis, é dogmático (a verdade não é discutida), não é possível ser comprovado, depende da crença por não dispor de qualquer evidência que não seja atribuída ao fator fé. / Conhecimento Artistico é embasado na emoção e na intuição, não é racional, é inesgotável e não objetivo. / Conhecimento Filosófico precedeu o aparecimento do conhecimento cientifico, uma forma racional de conhecimento e não admite fé ou intuição, o filosofo se exercita por meio do levantamento de hipóteses que acontecem no campo das ideias, não realiza experimentação. / Conhecimento Cientifico coloca sob prova suas hipóteses por meio da experimentação, observação e sistemáticas. O método é a parte mais importante da pesquisa. O conhecimento cientifico não produz toda a verdade, algo é verdadeiro até que se prove o contrário. A ciência não é uma atividade intuitiva, mas sim composta pela noção de Fato e Fenômeno. Caracterìsticas do conhecimento cientifico: Replicabilidade, Fidedignidade, Generabilidade, Falseabilidade. / Doutrina fundamental e incontestável: Todo conhecimento definido pertence a ciência, e todo dogma quando ultrapasse o conhecimento definido pertence a teologia, entre a ciência e a teologia existe uma terra de ninguém , exposta a ataques de ambos os campos, essa terra é a filosofia.

Pesquisa: necessita de um tema(o que será explorado), Problema(Porque), Objetivos(pra que?), Hipóteses e Método(sujeitos, instrumentos e procedimento). Toda pesquisa deve iniciar pela formulação de um problema que será resolvido, evitar a formulação de problemas cujas respostas são conhecidas e confiáveis. Definir um problema é limitar o campo de observação e as variáveis a serem estudadas. Tipos de Problema ou Questões de pesquisa podem ser divididas em dois grupos, as que pertencem ao campo da pesquisa descritiva e aquelas relacionadas a causa-efeito. Objetivos: visa solucionar o problema, Hipoteses é uma suposição que se faz para explicar o que se desconhece, é uma solução provisória ao problema; Variáveis: a maneira pela qual nossa percepção e compreensão da realidade são organizados. / Niveis de Mensuração: uso de uma medida para representar certa característica da realidade, podem ser de 4 tipos: Nominal (identifica as variáveis sem estabelecer relação entre elas), ordinal (estabelece relação de ordem), intervalar (além de ordem, mede a distancia entre uma classe e outra) e racional (igual a intervalar mas parte de um zero). / Tipos de Variáveis: Genérica (serve apenas a uma função descritiva), Independente (VI) e dependente(VD) (VI-manipulada pelo pesquisador, VD- efeito observado em um experimento), Continuas ou descontinuas (relação com o tempo), Dicotômica (pode assumir duas classes de valores), Demográfica (caracterização dos sujeitos)

Metodologia em psicologia: o que fazer?: formular o problema, definir os termos que se pretende estudar, estabelecer as bases teóricas, consequência para o conteúdo ou teoria. Projeto: por que? (justificatva), para que (objetivos), para quem (objetivos específicos). Como organizar: onde (campo de observação), como (instrumentos de pesquisa), quanto (provas estatísticas), quando (cronograma). Método de pesquisa: é um conjunto de princípios gerais que orientam a conduta do pesquisador. O conhecimento empírico não possui método pois depende do acaso. O conhecimento religioso não possui método pois depende de uma crença. O método cientifico é aquele utilizado para explicar os fenômenos seguem as seguintes regras: Verificação empirica (o observável em ciência não é igual ao senso comum), Definição Operacional (definição clara e precisa dos conceitos), Observação Controlada (considera-se todos os elementos envolvidos, considerando a pertinência técnica da pesquisa e os instrumentos envolvidos), Generalização estatistica (visa entender a validade do conhecimento descoberto em um estudo com outras partes da população), Confirmação Empirica (Diz respeito a possibilidade de realizar novamente a pesquisa e chegar a resultados semelhantes).

...

Baixar como  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »