TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de aplicar o gerenciamento do conhecimento

Artigo: Formas de aplicar o gerenciamento do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Artigo  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O sucesso nos negócios e a lucratividade de uma empresa consistem em uma administração que esteja sempre atenta as novas tendência e tecnologias, mantendo a competitividade do seu mercado. Para auxiliar o empresário existem formas como a gestão do conhecimento, na qual oferece técnicas para serem implantadas junto ao conhecimento dos gestores e colaboradores.

Com as práticas da gestão do conhecimento, os dois tipos básicos de conhecimento (tácito e explícito) e os quatro modos de conversão do conhecimento (SECI), é possível estimular o conhecimento e inová-lo, modelando-o de acordo com a necessidade de cada organização.

Uma das maneiras de se aplicar a gestão do conhecimento é o trabalho em equipe, esse processo estimula os colaboradores a se dedicar mais nas atividades da empresa e a se sentir mais à vontade no momento de partilhar seu conhecimentos, pois as ideias são melhor realizadas em grupo. A inovação nos processos produtivos, bem com, a aceitação das novas tendências de mercado podem ajudar no aumento dos lucros e na competitividade, mantendo a empresa nos negócios. Através do investimento da empresa em seus colaboradores é possível alcançar os objetivos esperados.

O Cirque du Soleil é um exemplo da prática da gestão do conhecimento e também de grande sucesso graças ao seu grandioso espetáculo de fascinação e entretenimento. No entanto nem todas as empresas conseguem introduzir essa prática tão bem em seus negócio, como umas das organizações entrevistadas nesse trabalho, o desafio maior enfrentados é como fazer com que as pessoas aceitem novas tendências e tecnologias, além da disposição em compartilhar as suas experiências.

Gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento decorre do conhecimento e experiências adquiridas de cada pessoa dentro de um conjunto. Com base em experiências, valores e informações o CG é implantado com o objetivo de incorporar novas saberes que ajudarão a entender novas situações além da capacidade de julgamento decorrentes de referências construídas para a resolução de problemas cotidiano (BRITO, 2008).

Com a prática da gestão do conhecimento é possível aproveitar melhor a informação de cada colaborador, estimulando e facilitando a troca da criação de conhecimento em toda a empresa, levando as pessoas a compartilharem suas experiências podendo elas serem acessadas pelos outros colaboradores.

Há dois tipos de conhecimentos básicos que são aplicados: o tático e o explícito. O conhecimento tácito é aquele que é a prática vivida, a experiência já adquirida em outro local de trabalho, ou seja a situações vividas no cotidiano de uma pessoa. O explícito é adquirido através de livros, artigos, manuais (SAITO, 2012).

Segundo Nonaka e Takeuchi, (2008) “conhecimento humano é criado e expandido através da interação social entre conhecimento tácito e o conhecimento explícito”.

A gestão do conhecimento, num processo de transformação interativa e em espiral, tem como desafio obtenção e a transferência do conhecimento pessoal do colaborador(tácito) e o do conhecimento declarativo(explícito) (BRITO, 2008).

O desafio das empresas atualmente é a aplicação da gestão do conhecimento de forma conjunta ao negócios, principalmente para táticas estratégicas da mesma. No entanto, é importante implantá-la de maneira a focar em quais objetivos se deseja alcançar e quais serão os resultados, caso contrário, esse conhecimento gera pouco impacto (SAITO, 2012).

O conhecimento é um recurso de grande importância para a competitividade de qualquer negócio, através da apresentação de algumas práticas possível de serem implantadas em uma empresa tornando-a mais produtiva e lucrativa. De acordo com as práticas sugeridas pela cartilha de gestão do conhecimento do SEBRAE, as chances de inovar e aprimorar o ambiente da empresa, bem como o aumento dos seus lucro é grande. Algumas práticas são:

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »