TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de treinamento Gestalt

Seminário: Formas de treinamento Gestalt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  Seminário  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 1:

Realize uma pesquisa em material especializado (livros, artigos, biblioteca virtual da Unisul, etc.), sobre as formas de aprendizagem de acordo com a Gestalt. Você foi convidado para realizar uma atividade aos alunos do 3 º ano do ensino fundamental.

Tempo de atividade: 1 hora

Nº de alunos: 15

Escolha um tema pertinente a sua área:

Escolha uma das formas de aprendizagem e elabore a atividade com o tema escolhido. Justifique sua resposta teoricamente por meio de citação direta ou indireta. (3,0 pontos)

Questão 1

Ao iniciar a Aula, pedir para que cada estudante escreva em uma folha de seu caderno, o nome de uma fruta que goste muito, e em seguida solicitar que cada um ao responder a chamada, ao invés de dizer “presente”, que responda dizendo o nome da fruta que escolheu e escreveu no caderno.

Em seguida, projetar figuras de frutas (figura 01) e pedir para os estudantes identifiquem, se o nome das frutas respondidas por eles na chamada corresponde à figura de alguma fruta projetada. Aqueles que responderem sim, solicitar que compartilhe com a turma, falando sobre qual fruta escolheu.

Figura 01

Fonte: http://www.sabetudo.net/tabela-calorica-de-frutas-para-dietas.html

Solicitar que a turma de estudantes forme um círculo com as carteiras, onde possam enxergar uns aos outros. Fazer uma roda de conversa, pedindo que cada estudante compartilhe com os demais, o que ele sabe sobre a importância das frutas, para as pessoas. A Nutricionista irá explicar, de maneira simples e objetiva, a importância de consumo (o bem que promove) das frutas mais comuns no nosso dia-a-dia, as quais aparecem nas figuras projetadas.

Após a roda de conversa, entregar a cada estudante um pedaço de argila e pedir a eles que trabalhem com este material, que inventem uma fruta qualquer e digam que bem esta fruta provoca no organismo (corpo) do ser humano.

Solicitar aos estudantes, que compartilhem com a turma, como foi fazer esta atividade e o que ele aprendeu, sobre o tema apresentado.

Sobre a abordagem da Psicologia da Gestalt

Ao estudar sobre a Psicologia da Gestalt, a primeira curiosidade que surge é saber o que significa este termo de origem alemã. Por Gestalt se entende ou se aproxima muito do termo “forma” em português. A literatura apresenta a Gestalt como a “teoria da forma”, mas não somente uma “forma” como silhueta e sim, uma “forma significante”, a qual nos dê um sentido, uma orientação. Ao escolher como resposta para a chamada, o nome de uma fruta, ao invés do clássico “presente”, se apresenta uma resposta nova a um modo de se apresentar, diante da confirmação da presença em Aula, além de um modo de significar em si, o interesse por um objeto, a saber, a fruta supracitada. (GINGER, 2007). Quando se expõe figuras de frutas projetadas e se pede para identificar se naquelas figuras existe uma que aponte para o nome da fruta citada na chamada, se viabiliza um contato com o objeto pensado (a ideia objetal) e o nome dado a este objeto (figura linguageira). O termo Contato, para a Psicologia da Gestalt tem a ver com um certo “interesse” que emerge do estudante o qual se perceberá, quando este o identificar como objeto pensado e dito (pronunciado), com a figura projetada. Existe ali uma familiaridade entre o estudante e o objeto, e é expressa na tríade: o que penso, com o que falo e o que identifico como imagem, na figura projetada. (MÜLLER-GRANZOTTO, 2007). Quando os estudantes estiverem participando da roda de conversa, sobre a fruta por eles inventada, haverá um fundo de presença que servirá de base à figura apresentada como a fruta por cada um deles inventada. Percebe-se nestes conceitos da Psicologia da Gestalt, como figura e fundo, algo do qual se destaca a priori, a saber, o objeto fruta inventado pelo estudante, para depois o fundo, como um suporte, com base em um histórico vivido por cada um deles. Este histórico vivido por cada um deles, é apresentado no aqui-e-agora, como co-dados (dados, experiências vividas e armazenadas em forma de experiências). (MÜLLER-GRANZOTTO, 2007). A experiência do falar sobre, viabiliza aos estudantes se apropriarem de um construto elaborado por eles próprios a partir de experiências vividas e significadas pelo “bem” que tais frutas inventadas, estariam promovendo saúde às pessoas que delas se alimentassem. Desta vivência surge então uma experiência adquirida, o que na Psicologia da Gestalt se denomina de co-dado, o qual passa a fazer parte de um passado, não esquecido e sim vivido, e que pode ser acionado por alguma questão de momento, como, a saber, quando a mãe de um destes estudantes falar sobre determinada carência do organismo e o estudante pontuar sobre o conteúdo discutido naquela Aula. (RODRIGUES, 2000).

REFERÊNCIA

GINGER, Serge. Gestalt: a arte do contato. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MÜLLER-GRANZOTTO, Marcos José e Rosane Lorena. Fenomenologia e Gestalt-Terapia. São Paulo: Summus, 2007.

RODRIGUES, Hugo Elídio. Introdução à Gestalt-Terapia: conversando sobre os fundamentos da abordagem gestáltica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Questão 2:

Você estudou a Epistemologia Genética de Piaget. Essa teoria busca explicar o desenvolvimento da inteligência humana. Apesar das diferenças nas operações mentais características das crianças das figuras 1 (em torno de 9 anos) e dos adolescentes da figura 2, escolha uma figura e cite. Justificando teoricamente os 3 pressupostos da teoria de Piaget para explicar o desenvolvimento da inteligência.

Para essa elaboração, realize uma pesquisa ampliada em livros e artigos científicos que abordam o tema. Lembre-se de realizar as citações (direta/indireta) no decorrer da sua justificativa, com o objetivo de sustentar teoricamente sua análise, e colocar no final da questão as referências conforme ABNT. (3,0 pontos).

Figura 1

Fonte: http://www.fnde.gov.br/images/stories/NoticiasFotos/not002.jpg

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com