TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestalt: Forma Psicologia

Resenha: Gestalt: Forma Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Resenha  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  401 Visualizações

A Gestalt: Psicologia da forma

A Psicologia da Gestalt é uma teoria coerente dentro da história da Psicologia. Ao ser criada, seus organizadores preocuparam-se em construir uma metodologia forte, que garantisse a consistência teórica.

Gestalt é um termo alemão, que em português, significa forma ou configuração. Porém não é muito utilizado em Psicologia por não condizer com seu significado nesta área especificamente.

No século passado, pesquisadores procuravam compreender o fenômeno psicológico em seus aspectos naturais. Ernst Mach, fisico, e Christian von Ehrenfels, filósofo e psicólogo, desenvolviam uma psicofísica com estudo sobre sensações de espaço-forma e tempo-forma e podem ser considerados como os mais diretos antecessores da Psicologia da Gestalt.

Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, baseados nos estudos que relacionaram a forma e sua percepção, construíram a base de uma teoria altamente psicológica.

O ponto de partidas que eles utilizaram para inicio dos estudos foi pela percepção e sensação de movimento, a preocupação era compreender os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e a resposta do individuo.

Os experimentos com a percepção levaram teóricos da Gestalt a um questionamento implícito na teoria behaviorista - que há relação da causa e efeito entre o estimulo e a resposta - porque, para os gestaltistas, entre o estimulo que o meio fornece e a resposta do individuo, encontra-se o processo de percepção.

Entre Gestalt/Behaviorismo existe certo confronto que pode ser identificado na posição que cada uma das teorias assume diante do estudo da Psicologia. Porem, assim como para o Behaviorismo, a

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com