TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestalt - Forma Psicologia

Resenha: Gestalt - Forma Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Gestalt – Psicologia das formas

A Gestalt é considerada, por inúmeros autores, uma das mais importantes tendências teóricas da Psicologia neste século.

A Psicologia da Gestalt originou-se como uma teoria da percepção que incluía as relações entre a forma do objeto e os processos do indivíduo que o recebe. O processo cerebral, assim como a percepção, deveria ser um todo unificado, não sendo mais uma integração de atividades isoladas de unidades distintas.

Para os gestaltistas, nem o processo ideológico, nem a percepção ou a excitação nervosa poderiam ser concebidas como uma simples soma das partes.

Uma maneira atrativa e instigante para ilustração da reversão entre percepção e expressão na criação do sentido é a experiência de assistir a um filme. No cinema, o movimento que vemos no telão é uma ilusão de ótica que acontece pelo tempo que uma imagem leva para se apagar em nossa retina. Dessa forma, como a imagem leva um tempo para se apagar, temos uma sensação de movimento desta.

Os teóricos da Gestalt propuseram uma série de princípios para percepção, tais como: proximidade, semelhança, direção, disposição objetiva, destino comum. Também como conceitos básicos destacaram-se: O todo e a parte; Figura e fundo; Aqui e agora.

Ao ver alguma coisa, o cérebro busca nessas lembranças se a forma se assemelha a algo que já tenhamos visto antes. Quando um objeto possui elementos diferentes, mas que possuem um padrão visual, a percepção tende a separá-los em novos elementos. Tendemos completar segmentos, ligando as áreas umas as outras para fechar espaços próximos.

Como a maior parte da comunicação envolve experiências e conceitos, o receptor interpretará da forma como seu cérebro relaciona a idéia com a forma:

Objeto: coisas materiais e tangíveis, que possam ser vistas ou tocadas.

Experiências: situações vividas, memórias. Duas pessoas têm experiência comum ao mesmo objeto, mas podem ter diferentes sentimentos sobre ele.

Conceitos: idéias, pensamentos, crenças, valores e representações do mundo.

Insight

Acontece, às vezes, de estarmos olhando uma figura ou estarmos pensando em algo que nos parece bastante obscuro e, de repente, sem que tenhamos tido qualquer processo de compreensão aditivo (somando as partes mais simples), a relação figura-fundo elucida-se. A esse fenômeno é dado o nome de insight. O termo designa uma compreensão imediata e súbita.

Conclusão

Segundo a Gestalt, o cérebro é um sistema dinâmico no qual se produz uma interação entre os elementos, em determinado momento, através de princípios de organização como: proximidade, continuidade, semelhança, preenchimento e figura/fundo. Sendo assim, o cérebro tem princípios operacionais próprios, com tendências auto-organizacionais dos estímulos recebidos pelos sentidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com