TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Política Social

Projeto de pesquisa: Fundamentos da Política Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Sumário

1. Introdução.........................................................................................04

2. Obejetivo...........................................................................................05

3. Referencial bibliográfico...................................................................11

1. INTRODUÇÃO

Fundamentos das Políticas Sociais

A realidade que permeia q realidade que vivemos está traçada por políticas neoliberais o que tem repercutido em um cenário percentual significativo de pessoas vivendo em condições de extrema pobreza onde muitos casos esta ausente de aplicação correta das políticas sociais.

Quando falamos de políticas e políticas sociais devemos nos submeter que vivemos num período onde predomina o capitalismo, a busca por enriquecimento é o valor que passa para a sociedade que na sua grande maioria está modelada no individualismo e não no coletivismo.

Conforme, vai crescendo o consumismo cada vez mais nos comparamos com resultados positivos voltados para um percentual muito pequeno da sociedade, quando quando comparado com a maioria que ficou, ou nem realiza um pequeno sonho ficando as margens da sociedade na minoritária que detém o poder econômico e político de toda a sociedade.

Neste cenário surgem as políticas sociais, Conforme Vieira (1992), “a política social é uma maneira de expressar as relações sociais cujas raízes localizam no mundo das produções”. Podemos destacar que esse mundo das produções quando centralizado nas mãos de poucos, esta fundamentado na desigualdade e exploração. Um modo de produção onde a política é definida pelas classes dominantes e que responde aos interesses desta.

Assim, as políticas sociais na busca de alterar este cenário se fazendo valer através delas dos direitos de toda a sociedade, tornando as pessoas em cidadão ativos. No entando as faces que atravessas as políticas sociais, podem ser variadas e serem utilizadas na busca de esconder desigualdades sociais. Neste momento o papel o papel do assistente social é intensificado na busca de mostrar as realidades em que está pautada as políticas sociais, bem como verificar de forma legal e aplicar junto a sociedade buscando através de pesquisas bibliográficas e conhecimentos repassados nas aulas da disciplina de fundamentos das políticas sociais analisar como questão política têm influenciado no decorrer dos tempos junto com o desenvolvimento das políticas públicas, na vida da população menos favorecidas e sobre tudo no trabalho do profissional do assistente social

2. OBEJETIVO

Fazer uma reflexão a influencia da política dentro do contexto do serviço social adentrando para as questões das políticas sociais, e as suas interfaces na realidade que se encontra o cenário atual.

Bibliografia

Disponível em: ARAÚJO A.P.M Pobreza, Juventude e Drogas no Rio de janeiro:

algumas razões porque se atraem contemporâneas. Em Pauta: revista da faculdade de serviço social da UERJ. Rio de janeiro,n.11, p.239-259,1997. Acesso em 17/09/13

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com