TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CONFLITOS NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA DO TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

Por:   •  11/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 11

GESTÃO DE CONFLITOS NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA DO TRABALHO: UMA EXPERIENCIA DE ESTÁGIO

Elisângela Rodrigues Chagas1; Leonardo Araújo Lima2 

1 Discente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Católica de Quixadá; E-mail: elisangelachagas.psi@gmail.com

2 Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Católica de Quixadá; E-mail: leonardolima@fcrs.edu.br

 

RESUMO

O presente esboço apresenta uma experiência de intervenção junto a uma organização de panificação localizada no Sertão Central do Ceará, que realizou-se para cumprir os requisitos da disciplina de Estagio Profissionalizante II do curso de psicologia, e possibilitou, portanto, uma maior ciência, apreensão e vivencia da atuação do profissional Psicólogo no contexto da psicologia do trabalho e das organizações. Foi realizada, uma pesquisa de clima organizacional pretendia entender a satisfação e motivação dos trabalhadores em relação a empresa e entender as relações existentes no ambiente de trabalho tanto do superior-colaborador quando colaborador-colaborador. Foram evidenciados, a partir das pesquisas, fatores que expressavam satisfação do ponto de vista dos colaboradores em relação a imagem institucional e organização e condições de trabalho. Foram constatados também na pesquisa pontos negativos na política de recursos humanos, relacionamento interpessoal nos trouxe evidencia da existência de fortes conflitos entre os colaboradores e este configurou-se no ponto mais trabalhado concomitante ao sentido do trabalho durante o estágio. Conclui-se portanto que é necessário a substituição de culturas de imposição, injustiça e a visão exclusivamente no lucro por uma cultura onde todos, líderes e membros de equipe, tenho automonia, justiça, dialogo e respeito entre todos dentro das organizações.

Palavras-chave: Psicologia do trabalho; Conflitos; Liderança.

INTRODUÇÃO

        O presente esboço apresenta uma experiência de intervenção junto a uma organização de panificação localizada no Sertão Central do Ceará, que realizou-se para cumprir os requisitos da disciplina de Estagio Profissionalizante II do curso de psicologia, e possibilitou, portanto, uma maior ciência, apreensão e vivencia da atuação do profissional Psicólogo no contexto da psicologia do trabalho e das organizações.  A escolha dessa área surgiu através de estudos relacionados a Psicologia Organizacional que excitou o interesse das práticas profissionais da psicologia na área.

A instituição de atuação do estágio foi inaugurada no ano de 1963, trata-se de um órgão do setor privado que atua na produção e comercialização de diversos tipos de pães, bolachas, bolos de variados tipos, além de possuir serviço de café da manhã, almoço e lanches em geral. Atualmente é administrada por três sócios, da mesma família, possui quarenta e nove funcionários ativos com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinadas.

A panificadora conta hoje com três setores estruturados sendo eles setor de vendas, setor de confeitaria e setor de produção e presentemente está em processo de montagem do setor de Recursos Humanos. Cada setor possui um líder, que lhes foram confiados a responsabilidade de conduzir os colaboradores e os trabalhos designados para tal setor.

A psicologia do trabalho possui diversas possibilidades de atuação a serem exercidas no âmbito organizacional com o objetivo de favorecer o desempenho institucional aliado à integração e satisfação dos colaboradores, promovendo saúde do trabalhador, qualificação, engajamento e resgatando sentidos. O trabalho realizado durante o período de estagio teve como objetivo principal oferecer intervenções psicológicas a partir de demandas encontradas na instituição. Para tanto foi necessário entender a dinâmica e cultura da instituição, analisar clima organizacional da empresa e intervir para minimizar os conflitos existentes, melhorar a integração dos colaboradores, além de favorecer a reflexão dos mesmos sobre o sentido do trabalho.  

METODOLOGIA

O estágio profissionalizante II, foi realizado durante os meses de fevereiro a maio de 2016, cumprindo carga horaria de 140h variando entre 8 e 12h semanais. Como forma de diagnosticar as demandas existentes no ambiente foi proposto a equipe uma breve entrevista individual que chamamos de perfil profissiografico, onde o entrevistador argumentava cada colaborador nome, cargo, formação, funções desempenhadas além das maiores dificuldades e facilidades que aquele individuo encontra no seu ambiente de trabalho.

Além da entrevista, foi realizada, ainda no primeiro mês de estagio, uma pesquisa de clima organizacional. Mendes (2006), afirma que deve-se considerar como clima organizacional o conjunto de características que definem uma instituição, a relação entre funcionários e a cultura existente. A pesquisa de clima foi aplicada e respondida por 37 funcionários, considerando que haviam 03 de férias, 01 de licença medica e 08 funcionários do turno da noite que não participaram da pesquisa. Esta analise pretendia entender a satisfação e motivação dos trabalhadores em relação a empresa e entender as relações existentes no ambiente de trabalho tanto do superior-colaborador quando colaborador-colaborador. O questionário continha 39 perguntas objetivas divididas em categorias que argumentava sobre imagem institucional, política de recursos humanos, relacionamento interpessoal, organização e condições de trabalho, satisfação pessoal e sentido do trabalho. Os resultados foram tabulados e em seguida trabalhados os resultados negativos através de oficinas com colaboradores e líderes.  

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Através das intervenções diagnosticas propostas durante o estágio, foi possível detectar o contexto situacional, ou seja, perceber a dinâmica da instituição, sua real conjuntura de forma ampla. Falchi (2007) pressupõe que, entender o clima organizacional é essencial considerando que esta ação proporciona a descrição da percepção que cada funcionário tem sobre a empresa, e sobre as relações existentes dentro do ambiente.

 Foram evidenciados, a partir das pesquisas, fatores que expressavam satisfação do ponto de vista dos colaboradores em relação a imagem institucional, onde 92% consideram a empresa um bom lugar para trabalhar. 76% afirmam que indicariam um amigo para trabalhar na empresa.76% consideram que seu trabalho lhe dá um sentimento de realização profissional. 81% asseguram se sentir satisfeito por trabalhar nesta empresa. 89% acredita trabalhar uma empresa sólida e confiável. Também foram positivas as questões sobre organização e condições de trabalho onde 65% dos participantes afirmam que as condições físicas do trabalho na empresa são satisfatórias (ruído, temperatura, higiene e mobiliário), contra 27% que discordam. 81% julgam estar satisfeitos com o volume de trabalho que realizam e consideram satisfatórias as condições ambientais do seu local de trabalho (espaço, instalações, sanitários e cozinha). 84% julgam como satisfatória a qualidade da água consumida dentro da empresa. 92% afirmam que a empresa disponibiliza todos os instrumentos de segurança necessários para o desenvolvimento do trabalho sem exposição a riscos. 90% asseguram que são disponibilizados todos os materiais e recursos necessários para desempenharem o que lhes são exigidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com