TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem e perspectiva do trabalho docente

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

rosinete nascimento santos

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Título: Abordagem e perspectiva do trabalho docente

[pic 3]

Jequie-Ba

2015

rosinete nascimento santos

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Título: Abordagem e perspectiva do trabalho docente

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação a Distancia, Psicologia da Educação; Educação, Sociedade e Práxis Educativa; Políticas Públicas na Educação Básica; Teorias e Práticas do Currículo; Prática Pedagógica Interdisciplinar: escola e sociedade; Seminário Interdisciplinar II.

Profs. Regina Celia Adamuz; Wilson Sanches; Lucy Mara Conceição; Mari Clair Moro Nascimento; Luciane Bianchini; Fabiane Thais Muzardo.

Jequié-Ba

2015

                                              Introdução

O presente Trabalho Individual Interdisciplinar tem como objetivo apresentar o conhecimento adquirido no segundo semestre de 2015 do curso de Pedagogia da Unopar, versando sobre a vivencia do professor em sala de aula, sendo portanto identificada sua abordagem e perspectiva relacionada a mesma. Ultilizando de conhecimentos metódologicos entrevistas  e debates relacionados ao assunto.

Através do mesmo conheceremos um poucos mais sobre o trabalho de Marcia Bahiano, professora com 51 anos de idade formada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, especializada em educação infantil, aréa na qual atua há 25 anos com carga horária de 40 horas semanais.

                         

O ato de ensinar não se baseia simplesmente em passar o conteúdo, mas em utilizar o conteúdo a ser ensinado como instrumento. Este instrumento que o professor utiliza tem o objetivo de socializar o aluno, ou melhor, de humanizar o aluno. Pensa-se em educação como uma instituição destinada a formar trabalhadores obedientes e competentes. Porém a nova corrente que tem se difundido é a de que o professor escreve na lousa com uma mão e com a outra ele humaniza o aluno. Em nível de neutralidade a didática não é neutra a maneira que ensinamos imprime, e muito nos alunos, a visão que eles têm do mundo. 

Desta forma não ensinamos somente o conteúdo, mas também o modo de agir em sociedade. O professor tem um compromisso político com o aluno Pode-se resumir o assunto assim: o trabalho educativo é o ato de produzir direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto de homens.

Muito antes de ensinar crianças a ler e escrever, escola e família devem estar preparados para lidar com uma série de outras necessidades que vão garantir que o aluno se desenvolva plenamente durante os anos seguintes. Voltada a crianças de zero a seis anos, a Educação Infantil é uma obrigação do Estado, mas inserir ou não a criança no ambiente escolar durante essa etapa é uma escolha da família.

A partir do momento que afamilia optou por esse caminho, o primeiro passo é elaborar os objetivos e os conteudos, pois os mesmos determinarão os métodos e procedimentos que melhor servirão para uma aprendizagem significativa e prazerosa, bem como a escolha dos recursos de suporte. Em seguida, especificar as possivéis ações do professor e do aluno, corresponde a proposta de ensino-aprendizagem. Realizando assim uma troca de conhecimento entre o educador e o aluno.

O ser humano tem maneiras peculiares de aprender a aprender. Dotado de qualidades inatas e também adquiridas, ele vai ao longo dos anos compondo seu perfil tanto profissional quanto pessoal.

O ato de aprednder portanto, nada mais é do que pôr em prática atitudes e aprendizagem vivenciadas na sala, ou seja, colocar em prática o que assimilam em sua experiência em classe.

Avaliar, é um processo continuo através de ações na execurssão em sala de aula construindo assim uma aprendizagem produtiva.

É necessário avaliar para ver o nivél de conhecimento de cada aluno e também observar o que não aprenderam para assim adotare novos métodos de ensino para que eles possam ampliar seu conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com