TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRUPO E EQUIPE

Casos: GRUPO E EQUIPE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 4

GRUPO E EQUIPE

Cremos que, como ponto de partida, devemos tornar explicita a distinção entre dois conceitos. O conceito de grupo, enquanto mero agregado de indivíduos e o de equipe, formada por pessoas que se consideram como integrantes de uma determinada unidade, que se relacionam de uma maneira significativa e que comungam das mesmas disposições e valores, possuindo uma identidade coletiva compartilhada. Um exemplo tornará tal distinção mais clara:

• Pessoas viajando em um avião no vôo São Paulo – Paris;

• Jovens morenos entre 18 e 25 anos;

• Integrantes do time de futebol do Santos;

• Publico, no estádio, expectador de uma partida de tênis;

• Pessoas embaixo de uma marquise, procurando abrigar-se de chuva.

Em qual destes cinco exemplos encontramos a noção de equipe? Se você entendeu a distinção, então deverá ter escolhido o terceiro, o do time de futebol.

Assim, podemos definir equipe como “duas ou mais pessoas em uma interação face a face, cada uma consciente de sua participação no grupo, consciente dos outros que participam do grupo e também consciente da interdependência positiva na medida em que se esforçam para alcançar seus objetivos”.

É possível que um grupo, formado por um mero agregado de pessoas, venha a se transformar em equipe, em virtude de um evento externo significativo: um incêndio, uma inundação ou algo de muito impacto. O perigo iminente faz que existam interações interpessoais que de outra forma provavelmente não ocorreriam e provoca também o surgimento de lideranças não esperadas. O problema comum, a ameaça a sobrevivência de todos torna-se o fator agregador. Pense em um filme que retrate uma grande tragédia e você poderá rapidamente identificar todos os fatores integrantes do perfil da equipe

• Um mínimo de duas pessoas, não ultrapassando a trinta, pois a partir dai as interações olho no olho deixa de existir.

• Rede de comunicações: cada membro deve ser capaz de comunicar-se com todos os demais membros. Este processo de comunicação gira em torno dos objetivos comuns a serem buscados e quais as estratégias que serão empregadas para tanto.

• Um sentido compartilhado de identidade coletiva: cada participante se vê e se sente como integrando um grupo que é distinto de tantos outros que eventualmente estejam operando na mesma região ou enfrentando os mesmos problemas. Há um claro senso de identidade.

• Objetivos comuns, que se complementam: os membros do grupo tem objetivos individuais, mas que só podem ser satisfeitos com sua participação no grupo.

• Estrutura do grupo: cada individuo no grupo assume papeis diferenciados, de acordo com suas habilidades e capacitações.

Os grupos irão diferir entre si em função de apresentarem tais características em intensidades diferentes.

CONCEITO DE GRUPO

Tende a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papéis e funções definidos.

Os integrantes do grupo geralmente não obtêm ótimos resultados como o esperado, porque na maioria das vezes ninguém sabe direito o que o outro pensa, devido à falta de comunicação.

Não há presença de habilidades e a comunicação tende a ser defeituosa, descontrolada, como uma obrigação.

Cada um trabalha por si, ninguém ajuda ninguém e a tendência é haver uma “competição” entre os membros.

No grupo podemos encontrar diversas deficiências, como por exemplo, as divergências em relação aos problemas de trabalho ou as diferenças dos valores pessoais de cada um, que acabam sendo manifestados no ambiente de trabalho, tornando as pessoas falsas, fingindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com