TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRUPO OU EQUIPE

Artigo: GRUPO OU EQUIPE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

GRUPO ou EQUIPE?

Existem duas formas de trabalhar as quais têm pontos em comuns e muitas diferenças. Será que somos capazes de distinguir um grupo de uma equipe?

Um grupo é a reunião de pessoas com um objetivo em comum ou vários objetivos comuns compartilhados pelos seus membros. Agora uma equipe é uma reunião de pessoas as quais são definidas membros que compartilham habilidades complementares e estão comprometidas entre si com a qualidade dos resultados e dos relacionamentos. A grande diferença entre grupo e equipe está na forma de autonomia e de participação. Porém existem outras diferenças como a motivação, a comunicação, distribuição de poder, liderança.

Em uma equipe existem três tipos de trabalhos que envolvem as pessoas nas empresas. Primeiramente existe o grupo de trabalho com um só líder o qual seu conhecimento sobre o processo é superior a dos demais integrantes. O segundo grupo de trabalho é o que há colidires, neste grupo conhecimento do líder é comparável ao restante do grupo. E por ultimo há a equipe verdadeira a qual é formada por líderes multipolos e o conhecimento processual da equipe é superior a de qualquer líder sozinho.

Uma equipe para funcionar com eficiência e corretamente, é necessário que todos os membros estejam conscientes dos objetivos, das condições de trabalho, as diferenças de cada membro sejam aceitas, mantenham uma comunicação aberta, saibam negociar, que todos estejam dispostos a compartilhar e aprender, sejam flexíveis e éticos. Os líderes devem sempre escolher posturas éticas.

Conflitos sempre surgirão seja em grupos ou equipes. Porém se bem administrados os conflitos podem ser utilizados como forma de interação. No trabalho tanto em grupo ou equipe a melhor forma de solucionar o conflito é o diálogo. Santos diz que o acordo é sempre o melhor negócio, mas caso ele não seja possível abra uma negociação. Barganha e princípios são duas formas conhecidas de negociar.

Na barganha, na busca de posições as pessoas sempre ficam em uma forma defensiva e não estão dispostas a abrir mão, por isso este tipo de negociação não é recomendável. Os princípios são a melhor forma de negociar, pois é onde são focados interesses e não posições. Os problemas são separados das pessoas e a busca por resultados ocorre com bases em padrões objetivos.

Resumindo equipe é um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los de forma compartilhada. A comunicação entre os membros é verdadeira e as opiniões diferentes são estimuladas.

O grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento.

Referencias Bibliográficas:

Psicologia organizacional/ Denise de Camargo – 2. ed. reimpl. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; 2012. 124 p.: il.

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/grupo-x-equipe/25857/

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »