TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

General English Course

Monografias: General English Course. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 5

Entregar ao professor da disciplina, em uma data estipulada por ele, um relatório chamado:

Relatório 1 – Elementos Lógicos, com as informações trabalhadas nos passos desta etapa do desafio e com no mínimo três páginas e máximo cinco páginas.

ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Dispositivos Básicos de Circuitos Combinacionais: Decodificadores, Codificadores. Dispositivos Básicos de Circuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores. Dispositivos Básicos de Circuitos Combinacionais: Comparadores.

Esta atividade é importante conhecer soluções usando um display de 7 segmentos, somadores e comparadores para exibição e comparação de saídas lógicas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Ler o material sobre o funcionamento de um display de 7 segmentos do Capítulo III – Circuito Digitais Combinacionais. Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/1x_PvqD3a6mpzCItAJqd1xd8qgicWLWc2Yg0NHVDWZZo/edit>. Acesso em: 08 abr. 2013. Em seguida, elaborar um relatório chamado: Relatório 2.1 – Display de 7 Segmentos, com um resumo sobre o assunto lido de no mínimo de duas páginas e máximo três páginas.

Ciência da Computação - 4ª Série - Circuitos Digitais

Kal Louis de Lima Pinto

Pág. 8 de 11

Passo 2 (Equipe)

Entender por qual motivo o motor de irrigação foi acionando. Usar a Tabela 1 como referência e montar um circuito combinacional, utilizando o software EWB Workbench, para mostrar o número referente ao sensor que acionou a bomba de irrigação.

Tabela 1 – Ordem dos sensores

Sensor umidade da terra

Temperatura interna

Presença de sol

Umidade relativa do ar interna

Passo 3 (Equipe)

Considerar que o sensor que acionou o motor foi identificado. Em seguida, deve ser feita a comparação e impedir que o motor ligue pelo mesmo motivo novamente, ou seja, se ele foi acionado pela baixa umidade relativa do ar interna da estufa o motor não pode ser acionado novamente pelo mesmo motivo em sequência. Fazer anotações de como deve ser realizado tal comparação.

Passo 4 (Equipe)

Elaborar um relatório chamado: Relatório 2.2 – Circuitos Combinacionais, com as informações trabalhadas nos passos 2 e 3 com no mínimo de cinco páginas e máximo sete páginas. Em seguida, organizar os dois relatórios desenvolvidos nesta etapa em um relatório único chamado de Relatório 2 – Display de 7 Segmentos e Circuitos Combinaisonais e entregá-lo ao professor da disciplina conforme seu planejamento.

ETAPA 3 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Flip-Flops.

Esta atividade é importante para que você entenda o funcionamento dos Flip-flops.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Ler o artigo apresentado a seguir e fazer anotações sobre o funcionamento dos contadores digitais: Os Contadores Digitais. 2013. Disponível em: <http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica-digital/100-licao-9-os-contadores-digitais>. Este documento também está disponível no Google Docs (Drive) em:

Ciência da Computação - 4ª Série - Circuitos Digitais

Kal Louis de Lima Pinto

Pág. 9 de 11

<https://docs.google.com/a/aedu.com/document/d/16gC5Pjx8QPMEahk2ExUnoLM1W8jJH8VBCCsoyjBIeZw/edit >. Acesso em: 08 abr. 2013.

Passo 2 (Equipe)

Considerar que o consumo de água precisa ser otimizado. Para isto é necessário saber quantas vezes o motor é acionado diariamente. Com base nisso, apresentar o circuito combinacional utilizando o software EWB Workbench de um contador de 4 bits usando um Flip-flop JK para contar quantas vezes o motor é acionado para molhar as plantas durante o dia. A figura 9 apresentada a seguir mostra um exemplo de um Flip-flop, não exatamente o circuito a ser implementado.

Figura 9 – Exemplo de um Flip-flop.

Fonte: Autor.

Passo 3 (Equipe)

Apresentar visualmente a saída dos Flip-flops. Usar um display de 7 segmentos ligado à saída do Flip-flop para que a contagem do número de vezes que o motor é acionado seja visualizada. A figura 10 apresentada a seguir mostra um exemplo de display de 7 segmentos que pode ser utilizado para a solução do desafio.

Figura 10 – Exemplo de um display de 7 segmentos.

Fonte: <http:// www.ptrobotics.com>. Acesso em: 29 abr. 2013.

Passo 4 (Equipe)

Entregar ao professor da disciplina, em uma data estipulada por ele, um relatório chamado:

Relatório 3 – Flip-flop, com no mínimo de cinco páginas e máximo sete páginas.

Ciência da Computação - 4ª Série - Circuitos Digitais

Kal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com