TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Na Sala De Aula

Artigos Científicos: Genero Na Sala De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Gênero na sala de aula e o desempenho escolar

Falar de gênero na educação nos leva a pensar primeiramente que a maioria dos pedagogos são mulheres e também questões ligadas à sexualidade. Gênero não se resume só a isso, pode ser uma ocupação, espaço ou cores diversas.

O conceito de gênero pode ser útil para atender os problemas de desempenho escolar e dificuldade de aprendizagem, o gênero é primeiramente definido como algo oposto e complementar do sexo como aquilo que é construído na vida social do individuo ao que seria biologicamente definido, correto, usado para combater a força da categoria, destacando a dimensão social do gênero. Pois coloca se uma percepção quanto ao que é sexo dentro do conceito da sociedade, assume diferenças entre os corpos e são sempre definidas por meio de codificações e construções.

Atualmente gênero é usado como a distinção social, diferenciando os sexos, inclui também construção que separa os corpos em macho e fêmea. Gênero aborda tanto semelhanças quanto diferenças entre os sexos e interações e relações de poder entre eles, articulando também a desigualdade de classe, raça, idade, etnia, entre outros.

Sexo e gênero não são vistos como opostos e complementares, pois a sociedade determina as maneiras como o corpo é percebido, tentando compreender, percebemos variações históricas, tanto em padrões de personalidade visando à cultura, quanto na compreensão do corpo, sexualidade e tudo o que significa ser homem ou mulher, é destacada a atenção às linguagens e diferenças percebidas entre os sexos. A partir dai diversos significados culturais são construídos, o gênero é uma categoria teórica referida a significados construídos pela percepção de todo o universo.

No Brasil a participação de meninas e meninos nas tarefas domésticas em suas casas acontece muito atrapalhando nas atividades escolares isso pode prejudicar um esforço que dificulta na educação escolar da criança. Essa criança já vem com dificuldades na trajetória escolar sem então motivadas a abandonar os estudos e ingressar no trabalho.

E o que pensão os professores? Nesse caso foi feito uma pesquisa com os professores do ensino fundamental, eles adotaram o sistema de avaliação que tem como “oficinas de reforço”. No ponto de vista das professoras as crianças copiam rápido, más na hora de raciocinar vemos que as crianças possuem muitas dificuldades, não tem criatividade, autonomia e participam pouco além de não ter liderança no grupo.

A explicação da própria Ana para suas dificuldades é que ela não tem tempo para estudar em casa ela ajuda a mãe a arrumar a casa de manhã e depois o seu pai a leva para a escola. As alunas expressa a sua feminilidade na avaliação das professoras com o comportamento adequado de boas alunas, uma feminilidade de diferenças de gêneros e um padrão de mulher mais independente e mais assertiva que sensual.

Os meninos eram acusados de serem desligados, esquecidos e não mostraram compromisso com escola às características são opostas das meninas em organização e obediência, certas referencias de masculinidade se avalia em seus comportamentos na escola e seu desempenho. São pouco, mas há meninos que consegue aprender e ser caprichoso com seus deveres e materiais escolares são zelosos tem reconhecimento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com