TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero Na Sala De Aula

Artigo: Gênero Na Sala De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

Gênero na sala de aula: a questão do desempenho escolar

Quando se trata em gênero na educação já se vem á questão da sexualidade, pois grande parte dos professores da educação básica é do sexo feminino, mas na opinião da educadora por essa diferença esta sendo gerado um grande empobrecimento na área educacional.

Foi criado nos anos 60 a definição da palavra gênero para nomear as formas masculino e feminino.

Assim gênero tem sido muito usado para a construção social e hierarquia para a separação de corpos definindo assim macho e fêmea.

Pois a própria sociedade forma a personalidade e comportamento cujo corpo determina diante a sociedade.

Sexo não se separa de gênero. Mas por sua vez a ligação de poder se separa ao definir o gênero homem e mulher. Pois a própria sociedade despreza a potencialização colocando-se assim um empobrecimento de valores e forças entre homens e mulheres.

Como aponta as pesquisas à faixa de analfabetismo relata que há mais homens do que mulheres sem estudos, ou seja, mulheres estudam mais do que os homens, pois a permanência das mulheres em escolas e universidades acaba tendo um percentual mais alto.

As maiorias dos homens que abandonam os estudos são de família de baixa renda ou negra que precisam trabalhar cedo, e assim abandonando os estudos.

Segundo dados a maior parte no mercado de trabalho é do sexo masculino. Já o sexo feminino quanto abandonam os estudos é para a realização do trabalho doméstico. O estudo levantado ao trabalho infantil revela que muitas famílias encaminham a criança para o mercado de trabalho com medo que a criança entre para o mundo das drogas, para complementar a parte á educação, assim também ajudando na renda familiar.

O trabalho infantil causa assim um fracasso escolar. Alunos que reprovam ou entra em conflito com educadores acabam sendo fontes motivadoras ao abandono escolar. Os principais problemas de agressão nas escolas quase sempre se referem a alunos do sexo masculino.

Mesmo os meninos tendo mais dificuldades em relação á educação têm que investigar os processos internos da escola, não podemos apenas julgá-los nessa relação á pobreza e ao mercado de trabalho. Segundo Moreira & Santos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com