TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão / Pensadores

Seminário: Gestão / Pensadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Seminário  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Administrar / Pensadores

Ainda que a gestão como processo de uso efetivo dos recursos disponíveis exista desde que os primeiros grupos sociais humanos se organizaram, o seu estudo sistematizado se inicia, praticamente, no meio do século XIX, o que muitas vezes tem sido erroneamente interpretado por muitos como sendo este o inicio da Administração como atividade Organizacional.

Se pensarmos que o surgimento da escrita na Suméria teve como propósito inicial atender as necessidades de controle sobre o Reino, bem próximo dos relatórios contábeis de nosso tempo, pode-se avaliar que as questões administrativas têm merecido um destaque significativo no contexto das atividades humanas.

Para os mais incrédulos, basta uma rápida observação sobre o Egito antigo, com seu complexo sistema sócio-econômico. As demandas internas, notadamente as dos seus faraós, exigiram o desenvolvimento de um sistema administrativo capaz de prover o reino de uma eficiente estrutura de gestão de pessoal, de gestão agropecuária, de logística, de engenharia e arquitetura, etc.

Particularmente, sempre acreditei que no Egito existiu o maior desafio que qualquer administrador jamais teve que enfrentar: a construção das Pirâmides. Mas não pela suas complexidades técnicas. Nem pelo complexo planejamento e controle exigido para permitir que o exército de trabalhadores, muitos deles especialistas em suas funções, pudesse atuar de forma coesa e sem falta de materiais de todas as espécies.O maior problema estava em seu próprio propósito: ser a tumba do faraó. O que exigia que estivesse pronta a tempo de permitir que isso ocorresse. E esta é a questão... como saber quando ele iria morrer para que a pirâmide estivesse pronta.

É certo que algum iluminado teve uma solução para esse problema, pois não se sabe de nenhum faraó que tenha ficado sem seu enterro. Mas, infelizmente, o seu nome não chegou até nós para que pudéssemos reverenciá-lo e compreender a magnitude das suas idéias e aplicá-las em nossas organizações.Os Gregos, Romanos, Otomanos, Chineses e praticamente todos os povos da antiguidade ao longo de suas existências, também se depararam com questões administrativas que exigiram, ao seu tempo, soluções criativas. Como os Egípcios, em muitos casos os responsáveis por idéias que mudaram significativamente as práticas administrativas de sua época não puderam receber a reverência da história.

Somente após o surgimento da imprensa é que essa situação mudou. A transição da cultura oralista para a cultura escrita não só permitiu a disseminação de informações de forma mais ampla, mas também de quem a havia produzido. Começam, assim, a nascerem os Gurus da administração.E quem são eles?De maneira geral empregamos o termo de Guru a todos aqueles que, a sua época, tiveram enorme impacto sobre as idéias e/ou a prática nas Organizações, pela influência que exerceram em outros pensadores ou em todos aqueles que passaram a pautar o desempenho de suas funções pelas suas orientações.

Alguns tiveram um legado tão significativo que suas idéias continuam influenciado nossa prática e teoria administrativa nos dias atuais.Outros tiveram uma contribuição mais singela, restritos a um determinado período da história da Administração.E porque, ou para que, conhecê-los?Várias podem ser as razões, que vão desde a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com