TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo De Referencia

Ensaios: Grupo De Referencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

2.7- Grupo de referencia

O termo reference group foi introduzido pelo psicólogo Americano Hayman em um trabalho dedicado a analisar o status a partir de um ponto de vista psicológico.

Hayman acredita que os grupos de referência sempre exerce influência na atitudes ou comportamento do indivíduo enquanto que os grupos sociais nem sempre afetam a conduta do indivíduo depende muito de seu processo seletivo.

Várias definições de diversos autores falam sobre o GRUPO DE REFERENCIA, para sherif diz ser aqueles com quem você se identifica ou quer identificar-se.

Para Mann é o que influencia na conduta do indivíduo por identificar-se com ele participando ou não do mesmo.

Segundo Mann esses grupos cumprem duas funções para o indivíduo:

1-Elementode comparação: para auto avaliar-se e avaliar os outros, levando o individuo a fazer comparações de caráter econômico, intelectual e físico. As reações de recompensa e as privações baseiam-se nas comparações com indivíduos na mesma situação. A diferença entre o que se espera e o que se consegue causa um sentimento de frustração.

2-Projeção normativa: ao fazer parte de um grupo o individuo deve adaptar-se as regras, normas e regulamentos do mesmo visto que não importa somente a sua conduta mais também as suas expectativas.

Estudos como o de Kinsey demonstram como as expectativas de integrar-se em um grupo social determinado condiciona inclusive a conduta sexual do indivíduo;

2.7.1- Grupos de referência positivos e negativos

Geralmente os grupos de referência provocam um desejo de mimetização nas pessoas que os adotam. Porém, em certas ocasiões os comportamentos desses grupos são utilizados justamente para o contrário, devendo o indivíduo optar por uma conduta de afastamento ou opor-se.

2.7.2-Grupos de referência múltiplos

Pertencer ou ser influenciado por vários grupos de referência com normas e regras contraditórias, provoca uma certa tensão principalmente quando os grupos tem prestígios e importâncias similares, gerando um fenômeno chamado marginalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com