TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA PSICOLOGIA

Resenha: HISTORIA DA PSICOLOGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Resenha  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

A partir do século XIX, as preocupações psiquiátricas foram delimitando suas fronteiras com a Psicologia, e o principal exemplo disso foi a criação de laboratórios de Psicologia em diversas instituições psiquiátricas.

Nesse período, o país encontrava-se em condição precária de saneamento e saúde, e foi nesse contexto que tanto o pensamento psiquiátrico quanto o psicológico encontraram um terreno fértil para a aplicação de seus conhecimentos por meio da Higiene Mental. Para expor essa linha, é abordado as produções dos hospícios e algumas instituições correlatas.

A base dessas instituições foi o alienismo, que tinha como objeto de estudo a razão e mais tarde somou-se com o organicismo, que trazia o conceito de determinação hereditária da loucura, acreditando que os negros eram mais propensos à degeneração por sua inferioridade biológica.

O alienismo havia sido expressão da Medicina Social que incluía a preocupação com a pobreza, o crime e a loucura. Como solução apresentava-se a necessidade de um controle sobre a massa urbana, devendo ao asilo excluir o convívio social dos não adaptados às normas.

Essa concepção, apesar de majoritária, não foi unânime. O Hospício do Juquery denunciou essa precariedade da assistência aos doentes mentais e defendia a centralização da assistência psiquiátrica. A produção do Juquery se concentrou na Psiquiatria, não trazendo contribuições diretas para a Psicologia, embora sua preocupação com a loucura abarca o fenômeno psicológico.

O Hospital Nacional dos Alienados também foi um asilo modelo para o pensamento psiquiátrico da época, no entanto, nesse hospício é explicito o vínculo com a Psicologia, concretizado na existência de laboratório. Foi o primeiro no Brasil que tratou a loucura do ponto de vista eminentemente médico.

A Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro produziu uma ampla contribuição à Psicologia através de seu laboratório destinado ao estudo, cura e profilaxia das moléstias mentais. Esse laboratório funcionava como instituição auxiliar médica, núcleo de pesquisas científicas e como centro didático para formação de psicólogos, mostrando um grande avanço no reconhecimento da prática da Psicologia no Brasil.

Radecki foi um dos principais destaques nesse laboratório, autor de grande parte dos trabalhos produzidos, e também ministrou inúmeros cursos importantes para a divulgação da psicologia no Brasil. A Colônia de Psicopatas foi uma das mais importantes instituições que geraram condições para o estabelecimento da Psicologia no Brasil.

A Liga Brasileira de Higiene Mental, fundada em 1923, teve como objetivo a profilaxia e a educação dos indivíduos, ampliando o raio de ação para a sociedade como um todo. Teve como objetos de estudo a problemática educacional e a problemática das relações de trabalho.

O Movimento Psiquiátrico de Recife foi representado pelas ideias de Ulysses Pernambuco, que nomeado diretor do Hospital de Doenças Nervosas, aboliu as camisas-de-forças, implantou a praxiterapia, e criou o sistema de internato acadêmico para jovens médicos estagiarem. Fundou a Liga de Higiene Mental de Pernambuco e buscava melhoria na assistência aos doentes mentais. Na Liga, criou uma “Escola para Anormais”, que passou a ser dirigida pela APAE. Pernambuco adotou em seu trabalho uma perspectiva próxima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com