TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIV Na Adolescência

Casos: HIV Na Adolescência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

A ORIGEM DO VÍRUS E AS ALTERAÇÕES NO CORPO HUMANO

De acordo com pesquisas referente a origem do vírus HIV/AIDS, pode-se dizer que ainda não há uma definição concreta sobre a sua origem e como o ser humano contraiu. Pesquisadores das Universidades de Nottongham, Montpelier e Alabama estudam há pelo menos 10 anos com esse objetivo. Estes, acreditam que o vírus da AIDS teve sua origem em chimpanzés, considerando que a primeira amostra deste vírus foi detectada nesses animais ao sul do Camarões. Contudo, até agora, tal vírus batizado de SIVcpz(sigla em inglês para vírus da Imunodeficiência Símia para chimpanzés), havia sido identificado apenas em alguns animais em cativeiro (BBC-BRASIL, 2006, p.1).

Teorias apontam que os primeiros seres humanos a contrair o vírus foram os caçadores de Chimpanzés. O SIVcpz havia sido encontrado apenas em animais em cativeiro, sendo assim havia possibilidade de outra espécie ser hospedeira do HIV. Como os casos eram raros e o sintoma divergente em cada individua, o HIV demorou cerca de 50 anos para ser identificado. BBC-BRASIL (2006).O HIV (Vírus Imunodeficiência Humana, na sigla em inglês) atinge o sistema imunológico, normalmente responsável pela proteção do organismo contra infecções. O vírus ataca um tipo de glóbulo branco (célula de defesa) chamado CD4. No processo, o HIV aloja seu genes no DNA da célula CD4 atingida e passa a utilizá-la para se multiplicar e, com isso, contaminar novas células.(BBC-BRASIL, 2006, p. 2).

1 Formas de Transmissão e Contaminação do vírus

Conforme o artigo "AIDS: etiologia, clínica, diagnóstica e tratamento" (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012), as principais formas de transmissão do HIV são através das relações sexuais sem proteção adequada com uma pessoa contaminada; pela utilização de seringas e agulhas de uma pessoa infectada; através de transfusão sanguínea de uma pessoa contaminada; através do contato de fluidos contaminados com cortes ou feridas; através da gravidez quando a mãe é portadora do HIV e na transmissão vertical.

É importante destacar que embora o vírus tenha sido isolado de vários fluidos corporais, como saliva, urina, lágrimas, somente o contato com sangue, sêmen, secreções genitais e leite materno, têm sido implicados como fontes de infecção. Muitos mitos sobre a transmissão do vírus são falados, mas o vírus não é transmitido por tosse, espirros, ar, copo e talheres, piscinas, dentre outros. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012). No corpo humano, o vírus ataca um tipo de glóbulo branco (célula de defesa) chamado CD4. No processo, o HIV aloja seus genes no DNA da célula CD4 atingida e passa a utilizá-la para se multiplicar e, com isso, contaminar novas células. (BBC-BRASIL, 2006, p.2).

1 .1 AIDS EM JOVENS

Conforme nos mostra o Boletim Epidemiológico AIDS e DST (2013), a taxa de infecção pelo HIV em jovens brasileiros apresenta forte tendência de aumento. Pesquisas realizadas em homens do Exército, com faixa etária de 17 a 21 anos, apontou que“[...] a prevalência nessa população passou de 0,09% em 2002 para 0,12% em 2007.” (BOLETIM EPIDEMOLÓGICO AIDS E DST, 2013, p.15), apresentando /.,m.um significativo aumento na população de homens que fazem sexo com homens, “[...] cuja prevalência subiu de 0,56% em 2002 para 1,2% em 2007.” (BOLETIM EPIDEMOLÓGICO AIDS E DST, 2013, p.15). Em 2008 e 2009 foram realizados estudos em 10 municípios brasileiros, em jovens com mais de 18 anos e em situação de maior vulnerabilidade, expondo que a taxa de prevalência de HIV estimada em usuários de drogas foi de 5,9%, em homens que fazem sexo com homens 10,5% e em mulheres profissionais do sexo 4,9%.

Com base nas pesquisas feitas pelo Ministério

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com