TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hamlet

Resenha: Hamlet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Resenha  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

imperfeições,a impossibilidade do amor e a morte. O livro Hamlet, publicado na época do renascimento em que o humanismo estava em vigor,foi traduzido para milhares de línguas e é alvo de estudo de muitos pesquisadores.

O protagonista de Hamlet é o Príncipe Hamlet de Dinamarca, filho do recentemente morto Rei Hamlet e sobrinho do Rei Cláudio, irmão e sucessor de seu pai. Após a morte do Rei Hamlet, Cláudio casa-se apressadamente com a então viúva Gertrudes, mãe do príncipe. Num plano de fundo, a Dinamarca está em disputa com a vizinha Noruega, e existe a expectativa de uma suposta invasão liderada pelo príncipe norueguês Fortimbrás. Em uma noite,Hamlet recebe a visita do espírito do seu pai,que afirma ter sido assassinado pelo irmão(atual marido de sua viúva) e pede vingança.O príncipe,então,decide fazer a vontade do pai. Ofélia,filha do conselheiro do rei,é cortejada por Hamlet que afirma nutrir sentimentos sinceros por ela,porém devido ao fato de o amado ter matado seu pai,ela enlouquece e morre no final. “Ser ou não ser,eis a questão”: eis a mais célebre frase de William Shakespeare,renomado escritor inglês(com destaque para a dramaturgia) de obras clássicas da literatura mundial,como: “Romeu e Julietta”,”O Rei Lear”,”Hamlet”,dentre outras. Nelas é comum a abordagem de temas como o comportamento humano e suas

O espectro narra ao príncipe que fora envenenado pelo irmão enquanto dormia,e que Gertrudes fora cúmplice de tal crueldade,embora muitas vezes ela tenha sido mostrada como mulher frágil que agira por amor. Durante a obra,a rainha assume esta dupla personalidade,que nos faz refletir sobre quem ela realmente é: mulher astuciosa e pérfida ou apenas cega de amor? Apesar de a história ser lida no mundo todo e retratar bem as mazelas da humanidade,há pecado na revelação da verdadeira personalidade dos personagens e na descrição obscura dos fatos.

Um bom exemplo disso é o suicídio de Ofélia, que embora o leitor perceba que Hamlet contribuiu com suas atitudes para que a moça cometesse tal ato e que no momento do afogamento canta até seu último fôlego, refletindo assim o que diz Hamlet sobre o suicídio: “Imaginar que um sono põe remate aos sofrimentos do coração e aos golpes infinitos que constituem a natural herança da carne, é solução para almejar-se.” ., não é possível ter certeza uma vez que os sentimentos dela pelo protagonista são instáveis e incertos.Outro momento é quando Hamlet,com sua pseudoloucura para enganar o tio, induz o leitor a imaginar se ela não houvera se tornado real.

Embora a confusão de acontecimentos e sentimentos que faz o leitor tirar suas próprias conclusões esteja presente na obra,em Hamlet, mais que em qualquer outra obra, Shakespeare revela seu profundo conhecimento do ser humano. Talvez este seja a chave para o sucesso de suas histórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com