TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Hamlet

Por:   •  14/4/2015  •  Resenha  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  1.515 Visualizações

Página 1 de 5

HAMLET

Hamlet é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601 que se passa na Dinamarca.

A peça se inicia  no castelo real, em uma noite fria com um diálogo em que  Marcelo e Bernardo tentam convencer Horácio, amigo do príncipe de que tem visto o fantasma do rei que havia morrido a pouco tempo, o fantasma aparece também para Horácio que conta tudo a Hamlet.

O rei havia morrido repentinamente , Claudio seu irmão, assumiu o reinado e se casou com a rainha Gertrudes.

 Por conta da perda do pai e do casamento repentino de sua mãe com seu tio, Hamlet vivia triste pelo castelo e desejava voltar para escola de Vitemberg, porém o novo rei e sua mãe eram contra a ideia.

Sabendo das aparições de seu pai, Hamlet decide encontrar o fantasma e se dirige ao lugar que ele costumava aparecer juntamente  com Horácio e Marcelo, ele reclama da postura do atual rei. O fantasma aparece e Hamlet decide segui-lo e seus amigos os seguem.

O fantasma explica ao filho que quer vingança e que esta condenado a vagar durante o dia e a noite jejuar na chama ardente até ser purificado de tudo que fez de mal na terra. Ele conta então, que não foi picado por cobras ao dormir no jardim como haviam dito, mas sim que a cobra que o matou agora cinge a coroa, revelando que o atual rei derramou em seu ouvido um frasquinho de meimendro, um liquido leproso.

Ao encerrar a conversa Hamlet faz com que seus amigos jurem nunca falar sobre o que viram e decide fingir-se de louco para executar seu plano. Polônio era conselheiro chefe de Claudio e tinha um filho chamado  Laerte e uma filha chamada Ofélia a quem Hamlet cortejava, mas o pai e o irmão que estava indo para França a aconselhavam pois não acreditavam que ele tinha sentimentos sinceros pela moça.

Hamlet vai visitá-la em um dos aposentos do castelo mas mantém apenas os olhos fixos nela sem nada dizer, então Polônio vai ao rei e afirma que Hamlet esta louco por causa de amor.

Ocupados com os assuntos de Estado, Cláudio e Gertrudes tentam evitar a invasão de Fórtimbras. Um tanto preocupados com o comportamento depressivo de Hamlet, eles convidam dois amigos do príncipe Rosencrantz e Guildenstern  para que lhe façam companhia e descubram  a causa da mudança de comportamento de Hamlet. Hamlet recebe os companheiros calorosamente mas questionando-os descobre que eles foram convidados pelo Rei.

Hamlet ficou desconfiado da veracidade da fala do fantasma, e com a chegada de uma trupe de atores teve uma ideia, pediu que eles encenassem  a  peça “A morte de Gonzaga” com acréscimo de algumas linhas escritas por ele mesmo.

O rei e a rainha chamam Rosencrantz e Guilderntern e o questionam sobre Hamlet, porém ele não evitava falar de si mesmo e de suas perturbações , Polônio então os avisa do convite para a peça na noite seguinte, o rei se alegra e traça um plano pra ele encontre Ofélia.

Hamlet desdenha de Ofélia dizendo que nunca a amou e insiste em que ela vá para um convento, oferece ate um dote para que ela se case com outro.

O rei e Pôlonio ouvem toda a conversa e o rei decide envia-lo à Inglaterra para cobrar velhos tributos e respirar novos ares.

Hamlet e os atores ajustam os últimos detalhes, todos estão reunido e Hamlet senta-se ao lado de Ofélia deitando-se sobre suas pernas.

A peça que conta a historia do assassinato do rei anterior, Hamlet e Horácil observam a reação de Claudio que fica pálido, cambaleia e ordena que o espetáculo seja encerrado.

A rainha chama o filho para uma conversa, ao passar pelo quarto do Rei Hamlet o vê ajoelhado na beira da cama, pois o mesmo estava desesperado, ele pensa em mata-lo mas acredita que se o fizer o enviara para o céu já que ele estava   Rezando.

Hamlet e a rainha discutem, Hamlet percebe alguém atrás das cortinas e empunha sua espada, ele pensa que é o rei e quando Polônio sai ele corta seu pescoço.

Demente em luto pela morte do pai, Ofélia caminha por Elsinore cantando libertinagens. Laertes retorna da França enfurecido pela morte do pai e melancólico pela loucura da irmã. Cláudio convence Laertes que Hamlet é o único responsável pelo acontecido; e é então que chega a notícia de que o príncipe voltou à Dinamarca porque seu barco foi atacado por piratas no caminho da Inglaterra. Rapidamente Cláudio propõe a Laertes uma luta de espadas entre ele e Hamlet onde o primeiro dos dois utilizará uma espada envenenada, sendo que na ocasião será oferecido ao príncipe uma taça de vinho com veneno, se o "plano A" falhar. Até que Gertrudes interrompe a conversa dizendo que Ofélia afogou-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com