TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psicologia

Artigos Científicos: Historia Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  32.556 Visualizações

Página 1 de 3

Questões:

1. Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?

R: É a partir do conhecimento da história da psicologia que vamos entender que o passado e o futuro estão no presente e conhecer as demais áreas do conhecimento humano, pela insaciável necessidade de termos em nos compreender.

2. Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?

R: A história da sua construção está ligada, nos momentos históricos, ao conhecimento da humanidade, ao conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo

3. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?

R: Sócrates dizia que a principal característica humana era a razão (alma), este abre um caminho para as teorias da consciência; Segundo Platão quando alguém morria, a matéria (o corpo) desaparecia, mas a alma ficaria livre para ocupar outro; A contribuição de Aristóteles foi inovadora ao dizer que a alma e o corpo não podem ser dissociados, o mesmo chegou a estudar as diferenças entre: razão, percepção e sensações, Da anima é considerado o primeiro tratado da psicologia.

4. Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia?

R: Santo Agostinho inspirado em Platão afirmava que a alma não é somente da razão, é, também um elo de ligação do homem com Deus; Já São Tomás inspirado em Aristóteles afirma que a busca do homem pela perfeição seria a busca por Deus. Essas são as principais correntes de pensamento criadas pelos dois que pouco influenciaram na ciência da Psicologia.

5. Em qual período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição?

R: No período do Renascimento René Descartes, afirmava que o corpo do humano possui uma substancia material e outra espiritual; O corpo desprovido de espirito era como se fosse uma maquina e poderia ser aberto e estudado.

6. Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia?

R: Contribuíram para investigar a construção do conhecimento, para conhecer o psiquismo humano para compreender os mecanismos e o funcionamento do cérebro.

7. Qual o papel de Wundt na história da Psicologia?

R: É responsável pela abertura do primeiro laboratório de psicofisiologia na Alemanha. É considerado o pai da psicologia cientifica.

8. Quais os critérios que a Psicologia deveria satisfazer para adquirir o status de ciência?

R: O status é adquirido à medida que se “liberta” da filosofia e atrai novos estudiosos e pesquisadores e deve ter o seu objeto de estudo, delimitar o seu campo de estudo diferenciando-o de outras áreas, formulando métodos de estudo para o objeto e formular teorias enquanto um corpo consciente de conhecimentos na área.

9. O que caracteriza o Funcionalismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com