TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psicologia

Exames: Historia Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 5

Historia da Psicologia

1 - O que é possível aprender com o estudo da história da da psicologias?

Através da história da psicologia, suas origens e estudo de seu desenvolvimento é que nos proporcionaram uma visão clara da natureza da psicologia atual. O conhecimento histórico organiza a desordem e estabelece um significado ao que parece ser um caos, colocando o passado em perpectiva para explicar o presente.

2 - Por que os psicólogos alegam que a psicologia é uma das disciplinas acadêmicas mais antigas e ao mesmo tempomais modernas? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX.

No Séc V, muitos filosofos gregos, entre eles Platão e Aristóteles, já trabalhavam com questões que preocupam os psicológos hoje; memoria, aprendizagem, motivação, pensamento, percepção e comportamento anormal. Um inicio possível para o estudo da história da psicologia, nos levando a antigos texto filosóficos, nos quais mais tarde foram incluidos nas disciplinas de psicologia.

A psicologia moderna surgiu da filosofia e de outras abordagens cientificas, o que as difere são as tecnicas de abordagens empregadas marcando o surgimento da psicologia como uma area de estudo separada, fundamentada e científica. Anteriormente filosófos estudavam a natureza humana intuindo, especulando com base em suas próprias experiências. Hoje pesquisadores confiam em metodos de observação e experimentação tudo cuidadosamente controlados.

3 - O que diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de que maneira os dados históricos podem ser distorcidos.

Dados historicos não podem ser reconstruidos e nem repetidos, e esse quando registrados não tiveram tanta particularidade do evento, a respeito de detalhes preciso.

Dados científicos possibilita a criação de situações, estabelece condições que permite geração de dados, observação de mundo real sob condição controlada, fazer levantamento ou calcular correlação, por sua vez estes poderão ser refeitos.

Um acontecimento, uma situação ocorrida em algum momento do passado, talvez não tenha recebido o cuidado devido dos historiadores ao registrarem as particularidades do evento na época , principalmente no que diz respeito a precisão de detalhes. A característica mais distinta é a metodologia para coleta de dados científicos.

4 - Como as forças contextuais influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?

Para compreensão da história da psicologia temos de considerar várias forças contextuais; psicologia surgia, desenvolveu-se atraves das forças sociais, econômicas e políticas que caracterizaram diferentes épocas e lugares.

As guerras mundiais foram outras forças contextuais que ajudaram a estruturar a psicologia moderna criando oportunidade de trabalho para os psicólogos, a parte da cultura mais ampla em que funciona, estando, portanto exposta a influências externas que moldam a sua natureza, sua direção de maneira significativa.

Preconceito e discriminação outra força contextual que infuenciaram questões basicas com; Quem esta apto a ser um Psicólogo,Onde ele ou ela pode trabalhar?

5 - Descreva os obstáculos enfrentados por mulheres, judeus e negros em busca de uma carreira na psicologia, principalmente na primeira metade do século XX.

Mulheres: quando aptas a ocupar cargos em programas de pós-graduação recebiam salários inferiores aos dos homens e encontravam barreiras para obter uma promoção. Justificativa era; que a mulher não estaria apta a administrar ao mesmo tempo a vida doméstica e a carreira como docente.

Judeus: enfrentaram cotas de admissão em faculdades, quando ingressados não poderiam frequentar os mesmos ambientes sociais que os demais academicos, muitos trocaram seu nome para poder ingressar. Levando assim psicólogos judeus a trabalhar com a psicologia clinica, pois a carreira acadêmica era quase impossível.

Negros: Enfrentaram fortes preconceitos na carreira em geral. Em 1940 somente quatro faculdades para negros ofereciam graduação em psicologia, quando o negro era aceito enfrentava uma serie de barreira para conseguir enfrentar o curso e o preconceito estava presente no seu cotidiano.

6 - Como o processo de registro histórico de qualquer campo determina e acaba restringindo os trabalhos individuais que merecem destaque?

Os dados históricos não podem ser reconstituídos nem repetidos. Uma situação ocorrida em algum momento do passado, às vezes há séculos, talvez não tenha recebido o cuidado devido dos historiadores ao registrarem as particularidades do evento na época, principalmente no que diz respeito a detalhes precisos.

7 - Descreva as diferenças entre as visões personalista e naturalista da história científica. Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com