TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psicologia

Ensaios: Historia Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

1.1 O Pensar Mítico

O pensamento humano, na sua origem, não exercia seus potenciais de lógica e subjetividade para a compreensão da realidade. Por essa razão, as primeiras expressões do pensamento traziam em si muito mais sensações e sentimentos, ainda que não nomeados, do que razão.

Convido você a buscar comigo o fio da meada nas pesquisas antropo lógicas. Elas nos mostram que o modo mais antigo utilizado pelos homens de buscarem o sentido dos fenômenos naturais e da própria vida foi o mito. Quando falamos em mito, não devemos pensar em algo absurdo ou totalmente irracional, pois a forma mítica de pensamento, na verdade, representa a expressão de uma primeira tentativa da consciência do homem primitivo em direção ao estabelecimento de alguma ordem no poderoso, incontrolável e confuso mundo por ele habitado. De acordo com Severino

(1992, p. 68):

o mito assume a forma de uma narrativa imaginária sobre a qual várias culturas procuram explicar a origem do uni verso, seu funcionamento, a origem dos homens, o fundamento de seus costumes apelando para entidades sobrenaturais, superiores aos Homens; as forças e poderes misteriosos que definiram seu destino".

O pensamento mítico-poético é encontrado entre os séculos X e VII a.C. e é reconhecido em diferentes civilizações, tais como a romana, a nórdica etc. Iremos nos deter no mito tal como ele é vivenciado entre os gregos e o local onde podemos procurar com segurança a expressão do pensamento mítico, uma vez que ele pertence a um período tão antigo, é em Hesíodo, escritor que viveu em algum momento do séc. VII a.C., cujos textos estão impregnados de um caráter didático, religioso e moral bastante claro.

Na leitura de Hesíodo você vai encontrar, por exemplo, o mito da

criação do mundo, no qual, de forma linda e organizada, ele faz uma síntese

2

Pensamento Mítico e Pré-Socrático: Características e Funções - de relatos míticos tradicionais mostrando a possível visão, naquela época, da criação do universo, além de descrever o cenário que se desenrolou a era dos deuses olímpicos. Há, então, dois grandes trabalhos desse autor:

Tëogonia - considerada por alguns estudiosos a primeira obra religiosa dos gregos, que permite compreender a genealogia dos deuses, e Os trabalhos e os dias - que discute a função do trabalho no cotidiano e sua importância para a sobrevivência dos mortais. Há passagens que merecem ser lidas com carinho nesses poemas, pois são realmente belas.

"Alegrai, filhas de Zeus, dai ardente canto,

Gloriai o sagrado ser dos imortais sempre vivos,

Os que nasceram da Terra e do Céu constelado,

Os da noite trevosa, os que o salgado Mar criou.

Dizei como no começo Deuses e Terra nasceram,

Os Rios, o Mar infinito impetuoso de ondas,

Os Astros brilhantes e o Céu amplo em cima.

Os deles nascidos Deuses doadores de bens

Como dividiram a opulência e repartiram as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com