TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psicologia

Trabalho Escolar: Historia Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2015  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  1.182 Visualizações

Página 1 de 2

Como as forças contextuais influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?

O contexto histórico influencia muito todas as ciências, positiva ou negativamente, pois é necessário um contextofavorável para que idéias e ações floresçam e perpetuem-se como práticas culturais. No caso da Psicologia, com as mudanças na economia mundial, muitas oportunidades surgiram para que os psicólogosaplicassem seus conhecimentos e técnicas em busca das soluções para os problemas da época do seu surgimento, principalmente os de ordem social, industrial e educacional. Com a Guerra Mundial, a psicologiaencontrou terreno fértil para sua evolução devido à necessidade de testes psicológicos para seleção e nivelamento de pessoal para desempenho de determinadas funções; as Guerras e a agressividadehumana também foram temas de análise para muitos trabalhos teóricos como Sigmund Freud e Eric Fromm. Preconceito e discriminação são fatores contextuais que restringem o acesso de mulheres e das minorias àeducação e às oportunidades de trabalho. A APA (American Psychological Association) foi a primeira sociedade científica a admitir mulheres.

Qual o significado da expressão “escola de pensamento”? Aciência da psicologia atingiu o estágio paradigmático de desenvolvimento? Explique sua resposta.

Uma escola ou corrente de pensamento pode ser entendida como sendo os laços que se constróem paracriar e propagar idéias novas. Há muitas divergências entre os profissionais dessa área, e por essa razão não acredito que se possa dizer que atingiu ainda o estado paradigmático, há diversos discursosalternativos que concorrem entre si, sem que qualquer um tenha mostrado sua própria superioridade enquanto teoria psicológica, capaz de unificar os discursos explicativos e os esforços investigativosda comunidade de psicólogos como um todo. Cada grupo adere a sua própria orientação teórica e metodológica, abordando o estudo da natureza humana a partir de diferentes técnicas, e promovendo a si... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com