TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia e sistemas da psicologia Novas Perspectivas

Por:   •  18/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.376 Palavras (18 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 18

                        [pic 1]

Marcela Adélia Mapsanganhe

Mário Arão Malhaeie

Nádia Leonardo Cau

Quitéria António Sequelete

Valmira da Paula Congolo

Venâncio Anastácio Chambisse

Historia e sistemas da psicologia  

Novas perespectivas

Licenciatura em Psicologia

 

Uni-Save

Delegação de Gaza

2020[pic 2]

[pic 3]

Marcela Adélia Mapsanganhe

Mário Arão Malhaeie

Nádia Leonardo Cau

Quitéria António Sequelete

Valmira da Paula Congolo

Venâncio Anastácio Chambisse

Novas perespectivas

Trabalho de pesquisa em grupo elaborado pelo 8° Grupo, Curso de Licenciatura em Psicologia, a ser apresentado ao Departamento de Escola Superior de ciências de Educação e Psicologia, para efeito de avaliação na cadeira de  História e Sistemas da Psicologia. Sob orientação do docente: MSc. Jorge Wiliam

 

Uni-Save

Delegação de Gaza

2020

Indice

0.0 Introdução        4

0.1 Objectivos        5

0.2 Objectivo geral        5

0.3 Especificos        5

1.0 Metodologia        5

2.0 Psicologia Sistémica        5

2.1 Conceito de Psicologia Sistémica        5

2.1.1 Áreas de estudo da Psicologia Sistémica        5

3.0 Psicologia Evolutiva.        6

3.1 Conceitos fundamentais da psicologia evolutiva        7

3.1.2 O ambiente de adaptação evolutiva (AAE)        8

3.1.3 Psicologia evolutiva aplicada        9

4.0 Psicologia Narrativa        11

4.1 De forma geral, seguem quatro princípios básicos:        11

5.0 Neurociência        12

5.1 Cérebro, emoções e memória        12

5.1.1 Uma ciência multidisciplinar        13

5.1.2 A evolução da neurociência        14

6.0 Conclusão        15

7.0 Referencias        16

 

0.0 Introdução

O presente trabalho tem como foco

0.1 Objectivos

0.2 Objectivo geral

  • Perceber  e interpretar o que cada Psicologia nos traz tendo em conta que o ser humano é a base do estudo da psicologia.

0.3 Especificos

  • Destacar cada psicologia e o que cadapensador involvido defendia.

1.0 Metodologia

Para a realização do presente trabalho  foi usado o método da pesquisa bibliográfica, que consiste fazer levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e electrónicos, como livros, artigos científicos, pesquisas na internet.

2.0 Psicologia Sistémica

2.1 Conceito de Psicologia Sistémica

A psicologia sistémica é uma orientação clínica da psicologia, com fundamentos na psicologia social, que procura compreender o funcionamento da pessoa através das relações que esta estabelece com os sistemas onde está inserida.

Baseia-se, por isso, em modelos como a Teoria Geral dos Sistemas no enquadramento da complexidade sistémica, isto é, da teia de sistemas e subsistemas que se interrelacionam, formando um todo constituído por diferentes partes. Estas não são bastantes para a compreensão do todo, assim como o todo não pode ser compreendido na ausência do conhecimento das partes e das relações estabelecidas entre si.

A psicologia sistémica foca-se assim em diferentes sistemas, tais como o sistema familiar ou o sistema constituído pela comunidade. Neste âmbito surgem então diferentes áreas de estudo, designadamente a psicologia da família e a psicologia comunitária.

2.1.1 Áreas de estudo da Psicologia Sistémica

A psicologia da família foca-se na compreensão do funcionamento da família enquanto sistema e dos seus subsistemas, nomeadamente o subsistema conjugal, o subsistema parental e o subsistema filial. O interesse deste vetor inclui o desenvolvimento familiar , desde a formação do casal ao envelhecimento do mesmo e saída dos filhos, numa abordagem dos movimentos ditos normativos, mas também de outros como a experiência de infertilidade , de divórcio , os processos de adoção e integração, a vivência de doença crónica ou morte e adaptação do sistema.

É no âmbito da psicologia da família e do casal que a terapia conjugal e familiar tem lugar, nomeadamente na exploração e compreensão de padrões de relação e de comunicação, que podem ser melhor entendidos através dos axiomas da comunicação humana.

A psicologia comunitária, por sua vez, debruça-se sobre a comunidade, os grupos e organizações da mesma, no sentido de contribuir para o envolvimento e integração dos seus membros. Neste sentido o propósito deste vetor é o acompanhamento mais próximo de populações desfavorecidas ou em situações de vulnerabilidade económica ou social, decorrentes de pobreza, exclusão social ou violência doméstica. A estes associam-se ainda outros exemplos da intervenção comunitária, tais como situações de toxicodependência,alcoolismo e reclusão.

O objetivo da psicologia comunitária é fundamentalmente a prevenção ativa das perturbações mentais ou problemáticas psicossociais, proporcionando recursos que visam o desenvolvimento, a integração e a mudança social, sempre que necessária, em prol do bem-estar das pessoas.

3.0 Psicologia Evolutiva.

A Psicologia evolutiva é a ciência que busca explicar, graças aos mecanismos universais de comportamento, o porquê das ações dos seres humanos. A Psicologia evolutiva procura reconstruir os problemas com os quais nossos ancestrais se defrontaram em seus ambientes primitivos, e os comportamentos de solução de problemas que criaram para resolver esses desafios específicos. A partir da reconstrução dessas adaptações de solução de problemas, essa ciência tenta estabelecer as origens comuns de nossos comportamentos ancestrais, e como essas origens comportamentais se manifestam atualmente em culturas nas mais remotas regiões de nosso planeta. O objetivo último é o comportamento que visa a transmissão dos genes de uma geração à geração seguinte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (55.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com