TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psicologia Capitulo 1

Monografias: Historia Da Psicologia Capitulo 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  6.647 Visualizações

Página 1 de 4

1. Oque é possível aprender com o estudo da história da psicologia?

Somente a exploração das origens da psicologia e o estudo do seu desenvolvimento é que proporcionam uma visão clara da natureza da psicologia atual.

2. Por que os psicólogos alegam que a psicologia é uma das disciplinas acadêmicas mais antigas e ao mesmo tempo mais modernas? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX.

Como o campo da psicologia é algo imenso podemos começar pesquisas, por exemplo, as de Platão e Aristóteles, como com pesquisas recentes que remete a 200 anos atrás, cada qual podendo servir de ponte inicial para estudos da psicologia a mais antiga com seus conceitos filosóficos e a moderna com duas provas e estudos científicos.

O inicio da psicologia moderna começou no século XIX, pois anteriormente o modo de pensar era outro, os estudos eram baseados nas intuições e nas experiências de vida. A partir do século XIX passou a ser um estudo menos filosófico e mais cientifico, não deixando a filosofia de lado. A psicologia só passou a ser um pouco mais independente, começou a adotar e investigar o raciocínio teórico, formando contexto da psicologia moderna.

3. Oque diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de que maneira os dados históricos podem ser distorcidos.

Há uma enorme diferença entre os dados históricos e os dados científicos.

A característica mais distinta é a metodologia para coleta de dados científicos. Pois quando aos psicólogos desejam investigar alguma questão especifica como a identificação das circunstancias que levam uma pessoa a ajudar outra que esteja em situação difícil.

4. Como as forças contextuais influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?

As forças contextuais ajudaram a estruturar a psicologia moderna criando oportunidade de trabalho para os psicólogos. Ela é parte da cultura mais ampla em que funciona, estando, portanto exposta a influências externas que moldam a sua natureza e a sua direção de maneira significativa. Uma compreensão da história da psicologia tem de considerar a contexto.

Psicologia surgia e se desenvolveu as forças sociais, econômicas e políticas que caracterizaram diferentes épocas e lugares.

5. Descreva os obstáculos enfrentados por mulheres, judeus e negros em busca de uma carreira na psicologia, principalmente na primeira metade do século XX.

As mulheres mesmo quando estavam capacitadas a ocupar tais posições em programas de pós-graduação recebiam salários inferiores aos dos homes e encontraram barreiras para obter uma promoção.

Com judeus enfrentaram cotas de admissão em faculdades e cursar pós-graduação, alguns trocaram de nome para poder ingressar. Esses preconceitos levaram psicólogos judeus a trabalhar com a psicologia clinica por que desistiam da carreira acadêmica.

Já os afro-americanos enfrentaram fortes preconceitos na carreira em geral. Em 1940 somente quatro faculdades para negros ofereciam graduação em psicologia, quando o negro era aceito enfrentava uma serie de barreira para conseguir enfrentar o curso e o preconceito estava presente no seu cotidiano.

6. Como o processo de registro histórico de qualquer campo determina e acaba restringindo os trabalhos individuais que merecem destaque?

Os dados históricos não podem ser reconstituídos nem repetidos. Uma situação ocorrida em algum momento do passado, às vezes há séculos, talvez não tenha recebido o cuidado devido dos historiadores ao registrarem as particularidades do evento na época, principalmente no que diz respeito a detalhes precisos.

7. Descreva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com