TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historico das Politicas Publicas no Brasil Referentes a Mulher, Criança e Adolescente

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.624 Palavras (15 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE

CURSO DE PSICOLOGIA

MAIARA TEIXEIRA MENDES,

MARCELO FELIPE LEITE OLIVEIRA

MARIANA FRANCISCO DA SILVA,

NATANAEL JOTAR,

PAULA CRISTINA MOMM

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Itajaí (SC)

2016


[pic 3][pic 4]

MAIARA TEIXEIRA MENDES,

MARCELO FELIPE LEITE OLIVEIRA,

MARIANA FRANCISCO DA SILVA,

NATANAEL JOTAR,

PAULA CRISTINA MOMM.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Trabalho apresentado como Atividade Integrada para as disciplinas do 5ºPeríodo do Curso de Graduação de Psicologia, Campus Itajaí, da Universidade do Vale do Itajaí, sob a orientação do Professor Jamir João Sardá Júnior.

Itajaí(SC)

2016


FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO PARA ESTUDANTES ADAPTANTES:

Nome do aluno: : MARCELO FELIPE LEITE OLIVEIRA

 

Disciplina:

Psicologia do Desenvolvimento

Período:

Turno:
Noturno

Professor:

João  Portes

 

Disciplina:

Psicologia do Desenvolvimento

Período:

Turno:

Nortuno

Professor:

Marina Bossardi

 

Disciplina:

Políticas Publicas e Psicologia

Período:

Turno:

Norturno

Professor:

Marina Bossardi

 

Disciplina:

Psicologia da Aprendizagem

Período:

Turno:

Norturno

Professor:
Natália Jenichen

 

Disciplina:

Ambientação Profissional

Período:

Turno:

Noturno

Professor:

 


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

 A Atividade Integrada do curso de Psicologia é uma ação voltada para a formação dos psicólogos comprometidos com o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio das orientações do PRÓ/PET-Saúde. Este busca intervir no processo formativo para que a graduação centre o eixo da formação em um “processo sintonizado com as necessidades sociais, levando em conta as dimensões históricas, econômicas e culturais da população”. (BRASIL, 2007, p.14).

A AI tem como imagem-objetivo a integralidade, de modo que todas as disciplinas devem convergir a partir da integração horizontal (entre as disciplinas) e vertical (entre os períodos do semestre).  

O tema da pesquisa é Promoção da Saúde: uma abordagem a partir das políticas públicas e experiências inovadoras nacionais e internacionais e atende aos seguintes Eixos e vetores do PRÓ/PET-SAÚDE: Eixo A – Orientação teórica – Vetor 1: Determinantes da saúde e doença e Vetor 2: Produção de conhecimentos segundo as necessidades do SUS. Eixo C – Orientação Pedagógica – Vetor 8: Integração do ciclo básico/ciclo profissional e Vetor 9: Mudança metodológica. Trazendo especificamente as questões relativas as politicas de promoção a saúde de mulheres crianças e adolescentes.

O texto apresentará um breve histórico das politicas públicas no Brasil, bem como as contingencias politico, histórico, econômico e sociais em que se formavam as ações governamentais relativas a saúde. Apresentando assim a evolução dos conceitos te saúde e cuidado a fim de melhor compreender a realidade vigente no país atualmente.

  1. OBJETIVOS        
  1. Objetivo Geral

Pesquisar sobre promoção em saúde dentro de uma visão da internacionalização do conhecimento e da educação, tendo em vista a integralidade do cuidado à saúde de mulheres, crianças e adolescentes.

  1. Objetivo Especifico

Identificar políticas e estratégias de promoção na saúde da mulher, criança e adolescente tendo em vista a integralidade no cuidado em saúde.

  1. METODOLOGIA

Este artigo originou-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, seus dados foram coletados por meio de uma revisão sistemática de diferentes artigos dos portais online, scielo, google acadêmico e pepsic. As palavras chave utilizadas para tal pesquisa foram: contexo histórico, promoção de saúde, criança, adolescente, mulher e políticas públicas. Para a consrução deste adotou-se os seeguintes passos: fase de modelagem conceitual e fase de desenvolvimento. Na primeira fase , procurou-se na literatura e em sites as informações referentes ao assunto, uma pesquisa quanto a construção histórica em saúde no que tange os grupos acima citados bem como as políticas públicas existentes hoje. Após a junção e seleção do material, os mesmos foram analisados e definidos.

  1. DESENVOLVIMENTO

A saúde pública no Brasil na atenção a mulher, a criança e ao adolescente é um tema bastante controverso. Se por um lado ainda há inumeros desafios a enfrentar. Há também conquistas a serem comemoradas e mantidas. Mas para compreender melhor a evolução das concepções e políticas públicas relativas a saúde no país, faz-se necessário um levantamento histórico da saúde no Brasil.

  1. Breve histórico das politicas em saude publicas no Brasil

No Brasil durante o período colonial, devido o modelo econômico predominantemente exploratório/extrativista, as políticas públicas voltadas a saúde foram inexistentes. Tendo as figuras do pajé e do boticário como as únicas associadas a saúde nesse período. Com a chegada da família real portuguesa ao país em 1808, com uma demanda própria de saúde. Foram fundadas as duas primeiras escolas de medicina do país: a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro e o Colégio Médico-Cirúrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador (BERTOLLI, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (182.9 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com