TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Psicologia

Artigo: História Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 9

1. O que foi o Estruturalismo?

Foi através de Wilhelm Wundt que nasceu a psicologia moderna, uma ciência separada da filosofia.

Wundt em seu laboratório na Alemanha se empenhou em criar uma base científica para a nova ciência, realizando experimentos que pudessem demonstrar fenômenos da consciência e conhecer as estruturas da mente.

Os experimentos dele eram realizados sobre condições controladas e situações simples. O objetivo de Wundt era levantar dados sistemáticos que poderiam ser replicados por outros pesquisadores idealizando uma disciplina híbrida, por ele denominada de Psicologia experimental.

O método que ele utilizava era a introspecção e isso foi alvo de muitas críticas, especialmente com a chegada de suas ideias aos Estados Unidos. A principal crítica sobre a introspecção era a impossibilidade de replicação e observação, duas características que pareciam ser essenciais para uma ciência psicológica.

A teoria de Wundt foi chamada por Eduard Titchener de Estruturalismo, ele se aprimorou na introspecção básica e se especializou nas estruturas mentais e foi assim que ele apresentou esta prática nos Estados Unidos. O objetivo de estudo para ele era a estrutura consciente da mente e do comportamento e as sensações, são a vivência de cada pessoa.

Um dos modos usados na introspecção foi o estímulo das sensações como sons, estímulos visuais, os experimentos, pessoas teriam que descrever suas sensações, emoções e o que a experiência tinha provocado nela. Através deste processo ele queria extrair o mais simples da experiência do paciente pela intensidade, duração, modo como foi realizado e assim tentavam compreender os “como” e os “porquês” de seu funcionamento.

2. O que foi o Funcionalismo?

William James fez da consciência como centro das suas preocupações e tentou compreender o seu funcionamento.

O estudo da consciência para James não se limitava só a elementos e as estruturas, o importante para ele era estudar os processos que o homem utiliza para se adaptar ao meio. Para ele a função da consciência e nos guiar para sobrevivência, ao entender de James deveria haver espaço para aspectos não racionais da natureza humana, emoções e paixão, pensamentos e razão, as míticas enfim tudo o que faz cada ser humano único é influenciado por seu ambiente.

James críticos os métodos estruturalista de Wundt, mas concordava com que Titichener quanto objetivo da psicologia, os processos conscientes.

3. Diferença entre Wundt e James.

O estruturalismo se preocupava com os elementos da consciência o funcionalismo se preocupava com os elementos da consciência e do comportamento com isso se notar claramente uma oposição entre as duas teorias.

O funcionalismo vê o homem como um todo sem dividir e nem controlar experiências nem medir as emoções estudando o elemento de um modo geral.

O estruturalismo reduz a complexidade da experiência humana a simples sensações dedicando-se ao estudo de partes e não como um todo. Baseia-se somente em relatórios verbais, excluindo indivíduos incapazes de introspecção como criança e animais, do seu estudo.

4. Texto Reflexivo

O Behaviorismo foi influenciado a princípio pela psicologia animal, depois por Darwin, Edward Lee e pela técnica de condicionamento de Ivan Petrovich Pavlov, entre outros.

Ele o muda o foco do estudo da mente para então estudar o comportamento humano e como ele acontece em diferentes momentos e situações.

John B. Watson é considerado o pai do Behaviorismo, ele acreditava que podemos controlar a conduta humana e não levava em consideração a introspecção ou algum tipo de estudo sobre a consciência.

“A psicologia, na visão do behaviorista, é um ramo experimental puramente objetivo da ciência natural. Seu objetivo teórico é a previsão e o controle de comportamento. A introspecção não faz parte essencial dos seus métodos, nem o valor científico dos seus dados depende da prontidão com que se prestam a interpretação em função da consciência. O behaviorista, em um esforço para obter um projeto unitário de resposta animal, reconhece não haver linha divisória entre o homem e o animal. O comportamento do home, com todo o seu refinamento e sua complexidade, forma apenas uma parte do projeto total de investigação do behaviorista. (...)” (SCHUTZ, DUANE 9º EDIÇÃO P.264).

Watson também levava em consideração a teoria de Pavlov sobre o condicionamento. Pavlov usava reflexo e reforços para obter as respostas esperadas.

Watson limitava a psicologia em ciências naturais e ao estudo objetivo do comportamento e usava alguns métodos, a observação, métodos de teste, método do relato verbal e o método do reflexo condicionado. A observação para o Watson era a parte principal para que os outros métodos dessem certo. Os testes ele usava pra verificar as respostas aos estímulos do indivíduo, o relato verbal foi um dos métodos onde ele sofreu críticas, pois se chocava com a teoria dele de não levar em conta a introspecção. O método do reflexo condicionado foi de encontro ao que mais tarde apareceu com Pavlov, a resposta é condicionada a um estímulo diferente.

Após este período Burrhus Frederik Skinner deu continuidade ao behaviorismo, ele acreditava no estudo das respostas aos estímulos, não tinha o interesse em explicar o comportamento. Skinner não se preocupava com o que acontecia dentro do organismo, já que para ele o controle seria feito pelas forças do ambiente, pelo mundo exterior. Ele sabia que existiam as condições da mente, mas não levava em consideração para o estudo do comportamento.

Para Skinner os humanos têm vários tipos de comportamento e eles podem ser classificados como comportamento reflexo, voluntário e operante. Comportamento reflexo é quando o indivíduo age involuntariamente. O comportamento voluntário é quando o indivíduo age consciente em relação a algum fato que tenha acontecido no ambiente. O comportamento operante é quando existe um estímulo emitido pelo o ambiente e o indivíduo tem um comportamento observável.

Skinner acreditava que podia moldar o comportamento através do estímulo do ambiente. Os estímulos do meio foram identificamos como: reforço positivo, reforço negativo e punição. O reforço positivo é dado assim que o indivíduo tem o comportamento esperado, desta forma ele vai querer ter o mesmo comportamento para ganhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com