TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Psicologia

Trabalho Universitário: História Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  4.342 Palavras (18 Páginas)  •  1.614 Visualizações

Página 1 de 18

A História da Psicologia, no Brasil, divide-se em sete capítulos:

I - A Pré-história (1830 - 1900)

II - A História escrita por Médicos (1900 - 1920)

III - A História escrita por Educadores (1920 — 1960)

IV - A Psicologia na Legislação Nacional (1890 - 1977)

V - Os Encontros das Sociedades de Psicologia (1971 — 1973)

VI - Eleição, posse e atividades do Primeiro Conselho Federal (1973-1976)

VII - Eleição, posse e atividades do Segundo Conselho Federal (1976-1979).

I – Pré – História (1830 – 1900)

Após pouco mais de 10 anos, do início das atividades de Wundt, no Rio de Janeiro, começam ser divulgadas teses de doutoramento em que o peso cientifíco é bastante notável. No Brasil 1891 Odilon Goulart escreve o primeiro trabalho de Psicologia Cl ínica: Psicoclínico da Afasia, (Afasia: lesão no hemisfério cerebral esquerdo). Em 1894 foi a vez de Alberto Seabra escrever no campo da memória: A Memória e a Personalidade.

II – A História escrita por Médicos ( 1900 – 1920)

Em meados século XIX no Brasi,l Ivan Petrovitch Pavlov inicia estudos dos reflexos condicionados, analisadores cerebrais, inibição interna e neurose experimental, tanto do ponto de vista teórico quanto do experimental, sempre em referência à Psicologia. Sua influência, no campo científico, foi definitiva, fazendo nascer inúmeras pesquisas, em todas as partes, e determinando nascimento de Escolas, também na área da Psicologia. Henrique Roxo também distingue-se pela defesa do primeiro trabaIho de Psicologia Experimental, e o primeiro a orientar, no Brasil, testes, usando as provas de Binet-Simon, no hospício Nacional. Foi Roxo também o organizador do laboratório de experimentação Psicológica, e a idéia de associar a Psicológia experimental à Neurologia e a Psiquiatria.

Em meados de 1832 na faculdade de Medicina da Bahia, os estudos eram voltados para a aplicação social da Psicologia, a criminológica, para Psiquiatria Forense e para Higiene mental.

De 1840 e 1900, mais de quarenta teses foram defendidas, com temas Psicológicos. No ano de 1905 o fogo consumiu a biblioteca da faculdade, com 15.00 mil volumes. Com ajuda do povo em 1909 foi reconstruída, e na sua inauguração já contava com 12.000 mil volumes.

Em 1851, Francisco Tavares da cunha, escreve o primeiro ensaio de Psicofisiologia no Brasil: Psicolofisiologia acerca do Homem.

Entre 1853 e 1888, a Faculdade de Medicina da Bahia produz alguns trabalhos sobre o problema da interação indivíduo – cultura, tão evidenciado no dias de hoje.

A faculdade de Medicina da Bahia, não estava ligada a nenhum centro Europeu, por isso recebia influencia de várias correntes doutrinárias.

Na primeira década de 1900, as tese e ensaios e atividades dos médicos, trazem interesse Psicológico mais definido, pelo uso de métodos e técnicas de Psicologia de maior objetividade.

Em 1907 no Rio de Janeiro, Maurício Campos Medeiros com a tese Métodos em Psicologia, prova a tendência a um maior rigor científico. A primeira história da Psicologia, no Brasil, tem por título: A Psicologia Experimental no Brasil. Seu autor, defende, em 1911, tese com o título: Associação de Idéias. Trata-se de Plínio Olinto, a quem o Rio de Janeiro deve a criação, no Instituto de Educação, do Laboratório para Cursos de Psicologia Geral e Clínica.

Mauricio de Medeiros, conhecedor de metodologia de pesquisa e técnicas projetivas, dedica-se por completo a Psicologia. Mauricio instala o laboratório de Psicologia experimental na Clínica Psiquiátrica do Hospício Nacional, e foi o primeiro Diretor.

Em 1922 foi criada a liga Brasileira de Higiene Mental, a liga tentava despertar interesse pela pesquisa pura e pesquisa aplicada. Dez anos depois a Liga propõem ao Ministério da Educação e Saúde a criação obrigatória de Gabinete de Psicologia, junto às Clínicas Psiquiatras.

O Ministério de Educação e Saúde atrai a si, com a denominação de Instituto de Psicologia, Laboratório de Psicologia do Engenho de Dentro, que funcionou de 1923 a 1932. O primeiro Diretor desse laboratório foi Waclaw Radeki, nome conhecido na História da Psicologia do Brasil.

Nas Faculdades de Medicina a doutrina de Sigmund Freud também foi objeto de atividade científica. A primeira tese, a ser defendida foi em 1914, a dissertação de Genserico de Souza Pinto: Da Psicanálise: A sexualidade das Neuroses, no Rio de Janeiro. É o primeiro trabalho, em Português, sobre Psicanálise.

Em 1927, Durval Marcondes, Lourenço Filho, Franco Rocha, entre outros fundam a Sociedade Brasileira de Psicanálise, que não durou muito.

Dentre vários médicos Franco da Rocha foi de mérito incontestável na história da Psicologia no Brasil, foi iniciador da aplicação hospitalar de técnicas Psicológicas e psiquiátricas.

Em várias cidades criam-se institutos, onde nomes merecem compor a galeria dos que fizeram Psicologia no Brasil.

Ulisses Pernambucano criou, em 1925 em Recife, o instituto de Seleção e Orientação Profissional que, em 1936 passa a ser Instituto de Psicologia. Trabalharam e se especializaram co Pernambucano: Silvio Rabelo, Anita Barreto e Nelson Pires. Pernambucano aplicava provas de nível mental e de aptidão. As pesquisas de Psicologia aplicada produzida pelo instituto fazem parte do nosso acervo histórico.

Em 1929 – 1930 o secretário da Educação traz ao Brasil, Clarapé de Léon Walter e T.H.Simon. Esses professores ministraram cursos de Psicologia Educacional e reorganizaram, na escola normal, o laboratório de Psicologia que funcionava desde 1927.

Helena Antipoff, substitui Clarapé no laboratório, e produziu trabalhos que atravessaram nossas fronteiras.

Após a criação do Instituto de Higiene em São Paulo, médicos da estatura de Benjamim Ribeiro e de Paula Souza, concluíram, a partir de 1927, estudos de Psicologia Aplicada, dando origem o Serviço de Inspeção Médico-Escolar, onze anos mais tarde Durval Marcondes, criaria a primeira Clinica de Orientação Infantil, esse serviço manteve uma Escola para Deficientes Mentais.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul cria, graças a Décio de Souza, a cadeira de Psicologia, nos cursos de Medicina. Em 1933 nesse mesmo estado Martim Gomes, trabalhou realizando pesquisas na área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com