TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Psicologia

Dissertações: História Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Temas para Discussão

1. Por que os psicólogos alegam ser a psicologia uma das disciplinas acadêmicas mais e ao mesmo tempo mais modernas? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX.

Como o campo de estudo da psicologia é algo imenso podemos começar tanto com pesquisas que retomam o século V a.C., por exemplo, as de Platão e Aristóteles, como com pesquisas recentes que remetem a 200 anos atrás. Cada qual podendo servir de ponto inicial para o estudo da psicologia, a mais antiga com seus conceitos filosóficos e a moderna com suas provas e estudos científicos.

O inicio da psicologia moderna dá-se com o inicio do século XIX, pois anteriormente o modo de pensar era outro, os estudos eram baseados em intuição e com suas experiências de vida. A partir do século XIX passou a ser um estudo menos filosófico e mais científico, não deixando a filosofia de lado, a disciplina só passou a ser um pouco mais independente, começou a adotar métodos de investigação e de raciocínio teórico.

Os filósofos acabaram percebendo um aumento na área da fisiologia também e houve uma mistura entre as duas, pois perceberam que a aplicação dos métodos físicos e biológicos já era de interesse dos filósofos antigos e acrescentaria em seus estudos, formando em cima dessa interdisciplinidade o contexto da psicologia moderna.

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quest%C3%B5es-Livro-''o-Estudo-Da-Hist%C3%B3ria/792489.html

2. O que é possível aprender com da história da psicologia?

Com o conhecimento da história da psicologia pode-se aprender a integrar as áreas e problemáticas que constitui a psicologia moderna, podemos também reconhecer as relações entre várias ideias; teorias e objetos de pesquisa; compreender elementos distintos d psicologia; e desenvolvimento histórico.

3. O que diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de que maneira os dados históricos podem ser distorcidos?

4. Como as forças contextuais influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?

Como as forças contextuais influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?

O contexto histórico influencia muito todas as ciências, positiva ou negativamente, pois é necessário um contexto favorável para que idéias e ações floresçam e perpetuem-se como práticas culturais. No caso da Psicologia, com as mudanças na economia mundial, muitas oportunidades surgiram para que os psicólogos aplicassem seus conhecimentos e técnicas em busca das soluções para os problemas da época do seu surgimento, principalmente os de ordem social, industrial e educacional. Com a Guerra Mundial, a psicologia encontrou terreno fértil para sua evolução devido à necessidade de testes psicológicos para seleção e nivelamento de pessoal para desempenho de determinadas funções; as Guerras e a agressividade humana também foram temas de análise para muitos trabalhos teóricos como Sigmund Freud e Eric Fromm. Preconceito e discriminação são fatores contextuais que restringem o acesso de mulheres e das minorias à educação e às oportunidades de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com