TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Psicologia

Trabalho acadêmico: História da Psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

PSICOLOGIA

DANIELA ANGELINA SILVA RA: 6619357922

DOUGLAS TADEU PAULUCCI RA: 8070831972

GABRIELA BARBOSA RIBEIRO RA: 8073871368

TÍTULO: História da Psicologia

SANTO ANDRÉ

2014

ETAPA 1

Texto da discussão referente aos segundos temas:

“O que é Estruturalismo?”, “ O que é Funcionalismo” e “ Qual a diferença entre o pensamento de Wilhelm Wundt e William James para a Psicologia?”

Não há como falar ou pensar em Psicologia sem antes considerar sua história. Os primeiros movimentos rumo à construção dessa nova ciência e que como tal não é um conhecimento fixo, engessado e sim mutável, transformável. Ao longo do tempo várias teorias foram levantadas e questionadas, teorias essas, embasadas em estudos sistemáticos com rigor cientifico e tecnologias qualificadas para época.

Se desejarmos compreender o que temos hoje é necessário voltar ao passado e seguir os passos e trajetos que a psicologia percorreu ao longo de sua breve, porém rica história. Abordaremos o princípio, com as primeiras escolas de pensamento da psicologia, sem deixar de mencionar os estudos anteriores que permitiram a criação da psicologia como ciência, mais precisamente no século XIX, dois nomes muito importantes para o Estruturalismo e o Funcionalismo: Wilhelm Maximilian Wundt e William James.

O estruturalismo provém do conceito de "estrutura da mente" proposto pelo médico, psicólogo e filósofo alemão Wilhelm Maximilian Wundt (1832-1920), considerado uma corrente de pensamento abrangente, as teorias e metodologias estruturalistas foram muito difundidas por acadêmicos das áreas de ciências humanas e sociais durante a segunda metade do século XX. Wundt tinha como principal objeto de estudo o consciente. Trabalhava com dois programas principais para suas experiências: Um era o exame da experiência consciente “imediata” que era dado por meio de métodos experimentais realizados em laboratório, e o estudo dos processos mentais superiores por métodos não laboratoriais.

Ele afirmava que a experiência imediata só acontece se o indivíduo que participa do experimento, analisa a experiência por meio da introspecção, ou seja, da observação da sua condição interior, só assim o sujeito estaria apto a fazer um relato de suas experiências conscientes.

O relato introspectivo que Wundt buscava nesses experimentos, se tratava basicamente dos julgamentos sobre tamanho, intensidade e duração de estímulos físicos variados, pois estes podiam ser avaliados quantitativamente em laboratórios.

Wundt tornou-se líder do movimento conhecido como Estruturalismo que define a psicologia como ciência da consciência ou da mente.

Assim mostra-nos que a mente seria a soma dos processos mentais. O objetivo da psicologia seria a tarefa de descobrir quais são os elementos mentais, seu conteúdo e a maneira pela qual se estrutura.

Wundt usava uma abordagem estruturalista, onde procurou identificar a estrutura da experiência psicológica, estabelecendo uma série de relações fundamentais ou estruturas que poderiam ser usadas para explicar todo o comportamento, utilizando um método chamado introspecção para saber o que ocorria na mente das pessoas quando completavam diversas tarefas.

William James teve papel principal na psicologia funcional, com fortes críticas ao estruturalismo.

O Funcionalismo se preocupa com a função da mente e não mais com sua estrutura. Com os estudos de Charles Darwin sobre a evolução humana, impulsionou e inspirou essa nova linha de pensamento. As críticas trocadas entre os estruturalistas e funcionalistas foram muito importantes para a evolução da psicologia nos Estados Unidos. James acredita que é possível investigar estados de consciência examinando a própria mente por meio da introspecção, sendo este o método de estudo. O funcionalismo usava principalmente o pragmatismo (doutrina que torna valida as ideias por suas consequências práticas.), teve papel muito importante na história, pois diferentemente do estruturalismo, incorporou estudos com animais, bebês, deficientes mentais e adultos, e também procurava métodos para descobertas que tivessem uma solução prática para problemas dos homens.

Wundt estava especialmente interessado em como as pessoas processavam seus estímulos sensoriais, ele foi o primeiro a estabelecer uma distinção entre sensação ou o efeito de um estímulo e a interpretação deste estímulo em nosso cérebro.

Enquanto James preferiu entender o comportamento e sua função em nossas vidas, como ele nos ajuda ou nos fere e por que certos comportamentos são mais comuns do que outros. Ele estudava características comportamentais, por exemplo, como os humanos experimentam o ciúmes. James não utilizava muitos métodos experimentais e não compartilhava das ideias de Wundt sobre a psicologia ser uma ciência hibrida, entre ciências naturais e sociais, para James era apenas ciências naturais, o que portanto, dava ao cérebro e ao corpo a principal importância na vida mental.

Analisando o texto proposto, chegamos a conclusão de que as várias teorias surgem do estudo da mente humana, porém não fixando-se somente na análise crua do cérebro como objeto, mas também na pesquisa sobre o comportamento e suas diferenças de pessoa para pessoa.

A filosofia, que deu origem à Psicologia, tornou os cientistas de nossa área dotados de uma curiosidade surpreendente, estudando uma única fonte, o comportamento de vários ângulos, gerando vários estudos, teses e teorias.

Tomamos por exemplo a diferença do pensamento de Wundt - criador do estruturalismo e de James – criador do Funcionalismo .

A partir desse ponto deu - se início aos estudos sobre a Psicologia resultando nesta enriquecedora história. A qual citamos só uma pequena parte.

ETAPA 2

Texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com