TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanismo- Maslow

Monografias: Humanismo- Maslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  3.731 Palavras (15 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 15

UNIÃO DINAMICA DE FACULDADE CATARATAS

ELAINE APARECIDA PINHO DE QUEIROGA

PSICOLOGIA HUMANISTA – ABRANHAM MASLOW

FOZ DO IGUAÇU

2014

ELAINE APARECIDA PINHO DE QUEIROGA

PSICOLOGIA HUMANISTA – ABRANHAM MASLOW

Trabalho apresentado como requisito parcial à

obtenção de nota no curso de graduação em Psicologia da União Dinâmica das Faculdade Cataratas – UDC.

Profa. Priscila Poitevin

FOZ DO IGUAÇU

2014

“ Eu penso no homem que se auto-atualiza não como um homem comum a quem alguma coisa foi acrescentada, mas sim como o homem comum de quem nada foi tirado. O homem comum é um ser humano completo com poderes e capacidades amortecidos e inibidos”. ABRAHAM MASLOW

INTRODUÇÃO

O objetivo e a inspiração teórica para este trabalho baseou-se, principalmente, nos conceitos de motivação de Maslow e o Humanismo (1954).

PSICOLOGIA HUMANISTA

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhou força nos anos 60 e 70, como uma reação às idéias psicológicas pré-existentes - o behaviorismo e a psicanálise - embora não quisesse revisá-las ou adaptá-las, mas dar uma nova contribuição à psicologia.

O movimento humanista teve forte influência das filosofias existenciais e da fenomenologia. As convicções e as certezas começam a ruir no século XX, quando a razão começa a entrar em crise devido à existência da corrida armamentista e à pouca contribuição dos avanços tecnológicos na diminuição da desigualdade social no mundo.

A teoria humanista tem como principais teóricos Abraham Maslow (1908-1970) e Carl Rogers (1902-1987), os maiores responsáveis pela projeção dos seus postulados no mundo.

O primeiro, americano, foi considerado o pai espiritual do movimento humanista. Maslow abandona o comportamentalismo, abraçado no início de sua carreira, por passar a acreditar na tendência inata que cada pessoa traz em si para se tornar auto realizadora. A existência de níveis a serem satisfeitos foi proposta por ele através da hierarquia das necessidades. De acordo com Maslow, estas necessidades seriam inatas e deveriam obedecer a uma ordem de associação. A grande novidade trazida por Maslow, para a psicologia, foi os estudos de pessoas, consideradas por ele, saudáveis, através dos quais formulou suas teorias.

O segundo, também americano, teve o seu trabalho pautado no valor do indivíduo desde o início. Diferentemente do seu contemporâneo, suas visões advieram do tratamento de indivíduos emocionalmente perturbados. Rogers trabalhou com um conceito semelhante ao da auto realização de Maslow.

A psicologia humanista foi considerada pelos seus próprios formuladores apenas uma experiência. Não obstante as críticas, a promoção de métodos terapêuticos que acentuam a auto realização, a responsabilidade pessoal e a liberdade de escolha, além da consideração do contexto familiar, social e de trabalho em que a pessoa se insere, foram de suma importância na ratificação de mudanças já em curso.

Nesta época no Brasil, a ditadura era uma realidade, ainda que, no mundo, houvesse grande incentivo à liberdade de escolha. Apesar dos entraves políticos, a influência humanista é sentida aqui, quando há, finalmente, o processo de regulamentação da profissão de Psicólogo com o estabelecimento do curso de acordo com a lei 4119 de 27 de agosto de 1962.

VIDA E OBRA DO AUTOR

Abraham Maslow nasceu em 01 de abril de 1908, em Brooklyn, Nova York, filho de imigrantes judeus, pai alcoólatra, pervertido e distante, que desaparecia por longos períodos de tempo.

Mãe supersticiosa que punia o jovem pelo mínimo comportamento incorreto, rejeitando-o em favor dos irmãos mais novos. Certa vez, ela matou dois gatos que ele levará para casa batendo-lhes a cabeça contra a parede na frente dele. Ele nunca perdoou sua atitude e seu comportamento para com ele. Quando ela morreu, recusou-se a ir ao seu funeral.

Essas experiências tiveram sobre Maslow um efeito que durou toda a vida. “Todo o impulso da minha filosofia de vida e todas as minhas pesquisas e teorias, têm suas raízes no ódio e na revolta contra tudo o que ela representava”, escreveu ele.

Maslow era o mais velho de sete irmãos, teve uma infância infeliz, marcada por um sentimento de inferioridade, por causa de seu físico esquelético e do seu nariz grande, que caracterizou sua infância como um gigantesco complexo de inferioridade, que tentou compensar desenvolvendo habilidades atléticas. Como não conseguiu alcançar aceitação e estima no campo atlético, dedicou-se aos livros e aos estudos. Nesta área sua atuação foi excelente.

Em 1927, na universidade Cornell, iniciou seu primeiro curso de psicologia, foi segundo ele terrível, nada tendo haver com as pessoas, por isso o abandonou. Seu professor era E. B. Titchener, que ensinava apenas sua própria forma estreita de psicologia estrutural, ignorando as outras escolas de pensamento.

Maslow transferiu-se para Universidade de Wisconsin e doutorou-se em 1934. No início era um ardoroso comportamentalista, convencido de que a abordagem mecanicista da ciência natural fornecia respostas para todos os problemas do mundo. Então, uma série de experiências pessoais, o nascimento de seu primeiro filho e a eclosão da segunda guerra, passando para outras abordagens da natureza humana como a filosofia, a psicologia da Gestalt e a psicanálise freudiana, o persuadiram de que o comportamento era demasiado limitado para ter relevância para questões humanas duradouras. Maslow também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com