TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanismo - Obra e vida de Maslow

Por:   •  30/8/2016  •  Seminário  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Rio Grande

Curso de psicologia

Disciplina de Fundamentos de Psicologia Humanista Existencial

Professora: Marilene Zimmer

Resumo do histórico e obra de Abraham Maslow:

        O psicólogo humanista Maslow, constituiu sua teoria, não focado na doença dos indivíduos, mas sim, no seu potencial de superação e quais os fatores que o influenciam. Igualmente a muitos outros autores existencialistas teve uma infância marcada por eventos desagradáveis, principalmente em relação à mãe, a qual ele refere-se sempre com muita revolta e ódio pelo modo como ela o tratara, juntamente, mantinha uma auto-estima inferior, que fazia com que ele se sentisse a pessoa mais feia e com pior aparência de todas.

        A partir daí, sofrendo com o complexo de inferioridade, voltou-se aos estudos acadêmicos, e logo identificou-se com o behaviorismo watsoniano, no entanto, algumas mudanças pessoais o levaram a acreditar que essa teoria era muito limitada para compreender a dimensão do indivíduo. Desse modo, após alguns contatos com outros psicólogos, como os da Gestalt, Maslow começou a produzir trabalhos sobre a auto- realização, o que depois será um dos principais conceitos de sua teoria. Nesse estudo ele priorizou a análise de pessoas que ele considerava auto-realizadas, ou seja, que tinham algumas características e tendências em comum como Albert Einstein e a escritora Eleanor Roosevelt.

          A auto-realização seria algo inato, que aborda o uso de atributos e da capacidade humana e principalmente seu potencial individual. Para alcançar essa auto-realização o homem precisa atender a uma lista de necessidades, que seguem uma prioridade de satisfação, assim ele teria maior probabilidade de ter altos índices de saúde mental quando adulto e não desenvolver psicopatologias. A base para a auto-realização seria a satisfação das necessidades primarias nos primeiros dois anos da criança, juntamente com o amor proposto pela mãe. Em geral, pessoas auto-realizadas teriam a capacidade de observar fatos diários, considerados simples e sem valor, com maior êxtase e inspiração, alem de já terem experimentado a denominada experiência mística ou de pico, que primeiramente era relacionada a aspectos religiosos por outros autores, porém, trata-se de emoções intensas, na qual perde-se a noção de tempo e espaço, após esse fato, o indivíduo sairia modificado e mais fortalecido. Por outro lado, deveria o ser auto-realizado, conter também um interesse social, no sentido de considerar-se como parte de uma grande família, e expressar um grande afeto e piedade a todos os seres humanos, mesmo esse causando-lhe algum mal, o altruísmo e a compreensão com o próximo estariam sempre em evidência.

        Após esses estudos, os resultados obtidos não foram considerados suficientemente confiáveis para permitir a generalização, já que, alguns conceitos eram suscetíveis a interpretações do psicólogo e também ambíguos, pois não tinham critérios científicos rígidos. Contudo, Maslow colaborou para que o movimento humanista fosse mais respeitado academicamente, e assim alguns dos preceitos de sua teoria são aplicados em diversas áreas da psicologia contemporânea

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com