TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humilhação social na psicologia

Resenha: Humilhação social na psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Resenha  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

Humilhação social em psicologia

Podemos observar que a desigualdade social é a principal responsável pelas humilhações às quais os trabalhadores mais pobres da sociedade são expostos diariamente. Eles são julgados pelas suas diferenças e seus valores, essa humilhação sofrida pelos pobres é efeito da desigualdade política. O sistema político intervém de diversas maneiras para regular, regulamentar e corrigir o funcionamento dos mercados em que se formam as remunerações materiais e simbólicas já que as desigualdades sociais são em grande parte geradas pelo jogo do mercado e do capital.

A desigualdade social no Brasil tem sido percebida como decorrência do processo de modernização, trazendo a nossa sociedade a miséria, a fome, a baixa escolaridade, a violência, o sofrimento, o medo, a humilhação.

Marx com suas determinações econômicas e Freud com suas determinações puncionais afirma que é possível compreender o mecanismo das relações sociais e as pressões inconscientes que o homem em seu contexto social manifesta. Na visão marxista a questão da humilhação social é vista pela ótica socialista onde o indivíduo vive em sociedade capitalista, e na visão da psicanálise o problema é visto através da ótica do próprio indivíduo internamente, para depois exteriorizar e passar a influenciar a sociedade na qual vive.

A desigualdade social trata se de um fenômeno político e ao mesmo tempo psicológico e essa classe trabalhadora é afetada emocional e psicologicamente no que diz respeito á forma que é tratada diante da classe dominante e seus privilégios, sentindo – se isolada, rebaixada a todos os benefícios que o dinheiro proporciona e isso mexe com a mente do homem o deixando angustiado e fazendo com que ele fique isolado na sociedade e muita das vezes lhes falta coisas extremamente necessárias como: alimento, educação, trabalho, os deixando mais suscetíveis à violência.

Há muitos profissionais que não são visto pela sociedade principalmente os trabalhadores braçais que ficam invisíveis perante eles. O combate da desigualdade está na transformação social desse individuo com alfabetização e educação de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com