TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA CLÍNICA PARA A PSICANÁLISE

Por:   •  1/9/2016  •  Resenha  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

IMPORTÂNCIA DA CLÍNICA PARA A PSICANÁLISE

Na análise se forma um vínculo de confiança entre analista e paciente, e com essa confiança a clínica psicanalítica tem a função de proporcionar um ambiente facilitador, dando um sen-timento de segurança e amparo onde o paciente se sinta acolhido para falar.

A relação estabelecida na clínica pode ser tomada como um exemplo, um modelo de todas as outras relações que o paciente terá, e que, quando é boa, traz uma relação de confiança que permanece ao longo da vida.

A clínica psicanalítica possibilita uma trajetória, através da fala, onde o paciente se engaja nele mesmo, se descobre e se analisa. Através da fala, são trazidos à tona elementos guardados no inconsciente para o consciente para que assim sejam tratados.

A interpretação analítica é uma comunicação feita pelo analista ao paciente que esclarece, indica ou transforma o sentido de certos pontos enigmáticos contidos na fala do paciente, tra-zendo à consciência o recalcado, infantil e sexual que neles reside.

O caso Dora é um relato de um tratamento feito totalmente com base na associação livre e na interpretação dos sonhos, sendo assim, um caso-modelo da psicanálise. No caso de Dora, fica nítido a relação de confiança que se estabeleceu entre o pai da menina e Freud. O pai, que já foi analisado por Freud, entrega a saúde mental da filha nas mãos dele confiando na eficácia do tratamento. Através da fala de Dora, Freud foi descobrindo pensamentos e emoções recal-cadas que estavam provocando sofrimento. Se Dora estivesse permanecido em tratamento, era possível uma cura completa.

No caso de Árpad, o analista Ferenczi tenta iniciar o tratamento com o menino ao lhe entre-gar lápis e papel para que desenhe. Mesmo Árpad se cansando dos papéis, Ferenczi percebe que a análise de crianças deveria ser diferente do que de adultos sendo necessário criar méto-dos apropriados, assim se deu a composição do tratamento psicanalítico de crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com