TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideia de Ponjer

Por:   •  3/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Guilherme Sciotta        Turno: Noite

  1. “Ocorre que, muito embora a laicidade (que traz seus reflexos no ensino público) expressa a não identificação com nenhuma religião, convicção, filosofia ou ideologia, não significa que as religiões, convicções, filosóficas ou ideologias não devam ter expressão no ensino publico. É dizer: o estado não pode impor nenhuma, mas pode (deve) permitir todas, em liberdade e igualdade.”

  1. “A noção de sagrado está indissociavelmente ligada à de transcendência. Por isso que a transreligião designa a abertura de todas as religiões para aquilo que as atravessa e as transcende. A transreligião não significa uma religião única, mas a unidade aberta, transcendente de todas as religiões.”
  1. “Verifica-se que a transreligiosidade atenderia aos anseios de um ensino religioso em um ambiente multicultural e plurireligioso, como o brasileiro, dando observância aos ditames legais, que fixam a possibilidade de ministrar o ensino religioso em escolas públicas de ensino fundamental, sem atentar contra a laicidade estatal.”
  1. “Assim que a Constituição assegura a liberdade religiosa, para que as pessoas possam viver sua fé. Certamente que a positivação de tal direito contribui para a preservação da tensões sociais, pois, afinal, não se olvida que a a religiosidade já deu azo a inúmeras situações de conflitos, inclusive guerras decorrentes de intolerâncias. Não há duvidas de que, a partir da previsão de tal direito, o Estado admite o pluralismo religioso, na tentativa de neutralizar rancores e desavenças decorrentes do veto oficial a crenças quaisquer.”
  1. “Como analisado no presente estudo, o ensino religioso nas escolas publicas de ensino fundamental não contradiz a noção de laicidade estatal, desde que seja observado e respeitado o pluralismo religioso/cultural, próprio da nação brasileira. É dizer: atentar à liberdade religiosa dos discentes e docentes.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com