TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologia - Legitimação

Exames: Ideologia - Legitimação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

IDEOLOGIA – LEGITIMAÇÃO:

As notícias abaixo dão uma noção da forma de dominação que existe no Brasil desde o seu descobrimento. Uma elite que aqui se estabeleceu desde os tempos do Brasil colônia e que usa das formas mais sórdidas possíveis para legitimar o seu domínio sobre as classes menos favorecidas.

Em um país que se diz democrático, onde seus representantes são eleitos pelo povo, é inconcebível que apenas uma pequena parcela da sociedade seja beneficiada com as riquezas que o Brasil produz. Trata-se de uma elite que quando se vê ameaçada, usa sem pudor de seu poderio financeiro para se manter no poder. Para os integrantes dessa classe elitista, negro, pobre e operário não merece os privilégios de que eles desfrutam.

Um exemplo foram as várias tentativas de impedir que um operário, filho de retirante nordestino, chegasse ao poder. Na primeira eleição em que Lula concorreu à Presidência da República, de forma inescrupulosa usaram e abusaram de várias artimanhas para impedir que o mesmo ganhasse as eleições. Ao ponto de vestir camisetas da campanha de Lula nos seqüestradores do empresário Abílio Diniz, ocorrido em 1989, e atribuir a autoria do seqüestro ao PT. Quando Collor venceu as eleições, a notícia, que circulou nos principais veículos de comunicação do PIG (Partido da Imprensa Golpista), foi desmentida. Mas daí o estrago já tava feito e eles já tinham conseguido o que queriam: impedir que Lula ganhasse as eleições. Dentre os jornais que publicaram essa notícia mentirosa e mal intencionada, estavam os jornais O Globo, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Jornal do Brasil. E a mídia televisiva de forma sensacionalista, através da Rede Globo, se encarregou de espalhar a notícia para os quatro cantos do país.

Depois de várias tentativas, Lula se elegeu presidente e começou a botar em prática vários programas para favorecer os pobres, negros e os que sempre estiveram à margem da sociedade. Como era de se esperar, a elite brasileira começou a reclamar. E o pior, é que essa classe tem a seu favor os maiores veículos de comunicação do país que, liderados pela Rede Globo, usam de seu poder corruptor para legitimar seus ideais e práticas espúrias.

Isto está estampado no noticiário abaixo, quando um jornalista de um dos veículos de comunicação dessa elite corruptora destilou todo seu veneno aos pobres, quando a firmou: “Hoje qualquer miserável pode ter um carro”.

E não parou por aí. Desta vez a vítima foi o “Programa Mais Médicos” da presidente Dilma Roussef, que foi atacado pelo médico Augusto César ao declarar: “Pobre estudar medicina é afronta para a elite".

Com esses discursos, a elite brasileira tenta manter sua hegemonia e suas mazelas proporcionadas pelo poder. É uma forma de legitimar sua ideologia, de que o pobre, o negro e o miserável não pode nunca melhorar de vida. Isso seria uma ameaça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com