TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idéias gerais sobre personalidade

Por:   •  6/3/2018  •  Artigo  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

‘Cap 11 mapa conceitual

A personalidade no senso comum, esta relacionada a uma referencia ou atributo ou característica que causa alguma impressão no próximo.

Desse modo o sentido da palavra se relaciona bastante com o sentido popular, pois se refere à aparência externa, à impressão que cada um causa nos outros.

(personalidade) > (senso comum)> (aparência externa)>( característica ou defeito que causa alguma impressão). (psicologia)>(Gordon Allport)>(principio da globalidade)> (principio social)>(principio da dinamicidade)>principio da individualidade)>( personalidade é tudo que se integra e forma o individuo caracterizando de forma única naquele meio).

E os psicólogos, oque entendem por personalidade?

A partir da pesquisa do psicólogo Gordon Allport, onde ele listou em 1937, 50 definições da palavra e posteriormente foi possível identificar a existência de ideias comuns a respeito da personalidade. Estes princípios são:

Principio da globalidade:

A partir de um conjunto de traços, afetivo, cognitivo e de comportamento, os elementos inatos, orgânicos e sociais formam o conceito de personalidade, assim personalidade é tudo que somos.

Principio social:

A partir da interação social onde a personalidade se forma e onde é imprescindível pensar ela sem dimensões sociais, a personalidade é formada nos hábitos e características adquiridos em resultado dessas interações. Assim promovendo o ajustamento do individuo.

Principio da dinamicidade:

A personalidade é dinâmica. Formada por vários elementos que se interagem e combinam, dando forma a novos efeitos originais. Dessa maneira a personalidade é oque organiza, integra e harmoniza todas as formas de comportamento e características do individuo. Porem além da instabilidade e coerência, ela é sempre capaz de receber novas influencias e adaptar ao meio.

Principio da individualidade:

A personalidade é sempre individual, no qual distingue do outro, havendo sempre uma dimensão peculiar e única de cada um de nos. Assim a personalidade se forma a partir de conjunto de aspectos próprios do individuo pelos quais ele se caracteriza.

Assim pode se resumir em psicologia que a personalidade é um conjunto de total de características próprias do individuo que integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage as próprias características daquele meio.

A formação da personalidade

A configuração da personalidade é única para cada individuo, e se desenvolve a partir de fatores genéticos e ambientais.

- fatores genéticos: influenciam-se através da estrutura orgânica e do processo de maturação.

-fatores ambientais: incluem tanto o meio físico quanto o social e começam, a influenciar a formação da personalidade na já vida intrauterina.

Personalidade e hereditariedade:

A hereditariedade é a transmissão de caracteres dos pais aos seus descendentes através dos genes. Os genes são estruturas minúsculas encontradas nos cromossomos, presentes no núcleo das células.

A maturação é o processo fisiológico pelo qual a hereditariedade atua durante toda a vida, determinando mudanças na estrutura do corpo, no funcionamento das glândulas e do sistema nervoso. Em consequência, também ocorreram mudanças no comportamento. Assim, é também responsabilidade da hereditariedade da espécie que espécies diferentes tenham diferentes ritmos de maturação.

Como a hereditariedade influencia a formação da personalidade?

A hereditariedade não se influencia causa direta ao comportamento. Sua influencia se da de forma indireta, através das estruturas orgânicas pelas quais respondemos aos estímulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com