TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Psicologia Para O Direito

Monografias: Importancia Da Psicologia Para O Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a importância da Psicologia do direito?

Nos últimos tempos, observou-se uma profunda e importante comunicação entre a Psicologia e o Direito. Isso deriva de uma necessidade cada vez crescente, de se redimensionar a compreensão do agir humano, à luz dos aspectos legais e afetivo-comportamentais.

O Direito e a Psicologia possuem caminhos em comuns, ambos tratam do comportamento humano. Só que, enquanto a Psicologia busca entender esse comportamento, o Direito visa à sua regulamentação. Essa é a relação básica entre as duas áreas.

A Psicologia Forense, nome dado à Psicologia aplicada ao Direito, é importante para a ciência jurídica por várias razões. Uma delas é que o psicólogo pode auxiliar o julgamento por meio da elaboração de laudos que atestam a imputabilidade ou a inimputabilidade do indivíduo ou o grau de periculosidade dele (isso no Direito Penal). No Direito Civil, para fazer a comparação, os laudos e pareceres psicológicos podem ser úteis para determinar a capacidade civil da pessoa ou a sua incapacidade.

CASO CONCRETO 1

I -

As religiões abordam diversas formas de crenças, de costumes e de cultura. Em cada uma delas os fieis tem diferentes formas de pensar, fantasiar e sonhar. Mas todas elas tendem a ter o mesmo foco, a fé.

Seja ela católica, adventista, budista ou evangélica, sempre foi a fé o seu principal foco. Mas com o passar do tempo, a religião sofreu transformações culturais. Antigamente a Igreja era o centro de poder de alguns povoados, onde vendiam lotes nos céus para os fieis, essa era a forma da igreja acumular riquezas e poder. Hoje em dias não funciona mais assim, mas ainda tem algumas igrejas que pedem a seus fies o conhecido “dizimo” para despesas da igreja e que muitas vezes esse valor é desfiado para fins pessoais.

II-

Hoje percebemos e entendemos que conceitos de liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões. Ao longo dos anos, sofremos transformações culturais. Antes não se dava bola para vaidade, se estudava na melhor escola, tinha o melhor carro. Hoje não temos liberdade nem para escolher a própria roupa que usamos, porque de alguma forma você foi induzido a usar aquilo, seja pelo valor, pela marca, usamos o que está na moda. E sempre pensando em estar aparentemente melhor que o próximo. Somos individualistas.

Falamos tanto em igualdade racial, por exemplo, que em pleno século XXI vemos prática de racismo na nossa frente e somos individualistas a tal ponto de se quer denunciamos.

III –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com